Home Politics STF VAIRA LEI QUE PLICEIUDEVOLUçãoDeimpostos Pagos a mais pelos dimp.imidores nas contas...

STF VAIRA LEI QUE PLICEIUDEVOLUçãoDeimpostos Pagos a mais pelos dimp.imidores nas contas de luz

4
0

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluu nesta quinta-feira o julgamento que validou a lei que viabilizou às distribuidoras de energia elétrica devolverem valores cobrados a mais de consumidores pela inclusão indevida, pelo governoro, do ICMS na base de cálculo do PIS/Cofins. Decisão Deve Impactuar na conta de luz dos divesidores.

Maioria pela constutuind de Dade jáhahahaviasido formatada no ano passado, mas restava definir oscritérios Paraaapolicaçãodanorma.

Na Sessão, Os Ministros Fixaram que O Prazo para os Divesores Recterem adevolução Serádedez anos. operadomaineçacontar a partir da em que as distributed eftivamente os valores de volta out tiverem a proteinall os agromologação Definitivadareessação Reallizada.

o stftambém decidiu que, no possse, such as empresaspoderão Descontartributos sobre sobre sobre arestituiçãoehonorários Affocatícocatícios Específicficficospagos pagos para para para obter para obter o dinheiro najustiçka.

TESE firmada foi a seguinte:

“o stf julgouação Processente, dandodrans conação Coldorme – lei 14.385/22, de modir a defentir aptinação dos destinação dos valores deindébitos Tributorstributauioos resituídos:

1. Allow Dedução Dostributos sobre sobre sobre arestituição, bem comodoshonorários Específicos dispensed dos pelas pelas pelas pelas pelas pelas pelas para o fim de obter arepetição dodoindébito.

2. Observe o prazo de 10 anos, contados da da da efetiva resitução doindé bitoà sdistribunoras ou, dagrolologação definitiva defeconitiva daressação oporelas realasealizadas.

Discussion Chegou Ao por Meio de umeio de uma apearta Dada pelasociação brasileiradas dass das deenerétrica Elétrica (arradee).

A entidade argumentava irregularidades na elaboração da lei e sustentava que a nova destinação de valores já devolvidos em razão de pagamentos indevidos viola um ato que já foi concluído e já produziu efeitos jurídicos, assim como o direito de propriedade, uma vez que esse créditopassou apatrimônio das dassuidoras.

Source link

Previous articleLula diz
Next articleWhite House Reviews Smithsonian Museum Before U.S. 250th Birthday
Prabhat Sharma

Senior News Analyst & National Affairs Writer

Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.

He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.

When he's not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations