Home Politics Crescimento do estado do rio enfrentaameaças

Crescimento do estado do rio enfrentaameaças

5
0

Federação Das Indústriasod estado do Rio de Janeiro (Firjan) cenduiu Recent Entivese um Extistione Estudo, o Panorama dos Investimentos no estado do Rio de Janeiro 2025-2027. Foram Mapeados 1.199 Projetos em Andamento, Com Investimentos de r $336 Bilhões, E Outros 90 Potenciais, Estes Totalizando r $$$198 Bilhães. Quase 40% DOS Investimentos escormenceados, Mais de r $120 Bilhões, contam com comgaryação deempresas esrangeiras. MAS, Infelizmente, Dois Fatos Também, Recently Ameaçam A Competitive EO Empregoda Indústria fluminense.

No Dia 6 de Agosto, Embor Em Vigor O Aumento Para 50% Nas Tarifas de Empertaçãodosestados unidos sibre sobre produtos brasileiros. Estimated dairjanéque 2% dasexportações fluminensesserão Afetadas, com Impacto de r $123milhões no PIB Make estado. O Dano, Porém, Será Maior Para as Micro E Pequenas empresas, que represents 40% Das Exportadoras.

otarifaço Americano Já Representative, Portanto, Insegurançaeprejuízosà competitive daindústria fluminense. Dias depois veio um segundo fato: o governorno do estado encaminhou à Assembleia Legislativa, em 11 de agosto, Projeto de Lei antecipando o fim da política estadual de incentivos fiscais — o que, pela reforma tributária, só ocorrerá a partir de 2033 em todos os estados — e, ao Mesmo Tempo, Aumentando iMposto. As Empresas Inventivadas Hoje Recolhem 10% DO VALOR DO ICSENTIVO AO undo foundationcamentário Puremário, o fot. pela proposta do excistual, esse partial aumenta para para para a partir d de 2026, depois 10 pontos persperuais por anoaté 2033.

o rio de Janeiroé odnicoesta do dafederaçãoquee Stáantecipando o fim dapolítica incentivos fiscais. éporMeio desse Mecanismo que estados atraem empresas e Investimentos, Gerando Emprego e Renda – Alémdeimpostos aos aos cofres estaduais. St. Paul Aprovou, Na Cossemelia Lilecativa, Em Julho, Ren​​únciafiscal de r $85,6BilhõesEM2026, Quase 20% Acima da Realizada Neste Neste Ano.

Extinguir Incentivos e auentar o impistoterácerta efeito desastroso para a economy não Impacta anas as Empresas Insentivadas, Mas Todo O Encadeamento Produtivo, Que Envolve Micro, Pequenase Médiasempresas empresas forecedoras de empreendimentos.

Insegurança Jurídicapo de levar ao postergamento de cronogonas, ao corte de Investimentos o -perda de Milhares de empregos, alémade Sistência de projetos de projetos de projetos aindané ovorkernan ãon ão Não Não Não Dados. Sem Falar que O Projeto de Lei, Caso Aprovado, Afastará O Interesse de Novas Indústriasnote Se do Rio e rio eIncentivaráasaída de empresas aqui aqui instaladas, que, pela pera perda de competitors, buscarão Ambiente egge degenegucios Mais Mais Mais forgitive.

JáHáIndifores Alarmites. o estado do rio obteve em 2024déficitd quase r $140 bilh nabalança business com os es es es es do sudeste. OúltimoCenso IBGE Mostrou Que Mais de 165 Mil Pessoas deixaram oterritóriofluminense, no Maior Saldo Migratório Negativodopaís. foi o Primeiro do do eStado desde que o Indigador comcous a ser pesquisado, Em 1991.

Émisprescindívelque gestorespúblicose Parlamentares reflitam sobre of uturo que desejamos para nosso nosso do do rio.

*Luiz Césio Caetanoé President da Firjan

Source link