Federação Das Indústriasod estado do Rio de Janeiro (Firjan) cenduiu Recent Entivese um Extistione Estudo, o Panorama dos Investimentos no estado do Rio de Janeiro 2025-2027. Foram Mapeados 1.199 Projetos em Andamento, Com Investimentos de r $336 Bilhões, E Outros 90 Potenciais, Estes Totalizando r $$$198 Bilhães. Quase 40% DOS Investimentos escormenceados, Mais de r $120 Bilhões, contam com comgaryação deempresas esrangeiras. MAS, Infelizmente, Dois Fatos Também, Recently Ameaçam A Competitive EO Empregoda Indústria fluminense.
No Dia 6 de Agosto, Embor Em Vigor O Aumento Para 50% Nas Tarifas de Empertaçãodosestados unidos sibre sobre produtos brasileiros. Estimated dairjanéque 2% dasexportações fluminensesserão Afetadas, com Impacto de r $123milhões no PIB Make estado. O Dano, Porém, Será Maior Para as Micro E Pequenas empresas, que represents 40% Das Exportadoras.
otarifaço Americano Já Representative, Portanto, Insegurançaeprejuízosà competitive daindústria fluminense. Dias depois veio um segundo fato: o governorno do estado encaminhou à Assembleia Legislativa, em 11 de agosto, Projeto de Lei antecipando o fim da política estadual de incentivos fiscais — o que, pela reforma tributária, só ocorrerá a partir de 2033 em todos os estados — e, ao Mesmo Tempo, Aumentando iMposto. As Empresas Inventivadas Hoje Recolhem 10% DO VALOR DO ICSENTIVO AO undo foundationcamentário Puremário, o fot. pela proposta do excistual, esse partial aumenta para para para a partir d de 2026, depois 10 pontos persperuais por anoaté 2033.
o rio de Janeiroé odnicoesta do dafederaçãoquee Stáantecipando o fim dapolítica incentivos fiscais. éporMeio desse Mecanismo que estados atraem empresas e Investimentos, Gerando Emprego e Renda – Alémdeimpostos aos aos cofres estaduais. St. Paul Aprovou, Na Cossemelia Lilecativa, Em Julho, Renúnciafiscal de r $85,6BilhõesEM2026, Quase 20% Acima da Realizada Neste Neste Ano.
Extinguir Incentivos e auentar o impistoterácerta efeito desastroso para a economy não Impacta anas as Empresas Insentivadas, Mas Todo O Encadeamento Produtivo, Que Envolve Micro, Pequenase Médiasempresas empresas forecedoras de empreendimentos.
Insegurança Jurídicapo de levar ao postergamento de cronogonas, ao corte de Investimentos o -perda de Milhares de empregos, alémade Sistência de projetos de projetos de projetos aindané ovorkernan ãon ão Não Não Não Dados. Sem Falar que O Projeto de Lei, Caso Aprovado, Afastará O Interesse de Novas Indústriasnote Se do Rio e rio eIncentivaráasaída de empresas aqui aqui instaladas, que, pela pera perda de competitors, buscarão Ambiente egge degenegucios Mais Mais Mais forgitive.
JáHáIndifores Alarmites. o estado do rio obteve em 2024déficitd quase r $140 bilh nabalança business com os es es es es do sudeste. OúltimoCenso IBGE Mostrou Que Mais de 165 Mil Pessoas deixaram oterritóriofluminense, no Maior Saldo Migratório Negativodopaís. foi o Primeiro do do eStado desde que o Indigador comcous a ser pesquisado, Em 1991.
Émisprescindívelque gestorespúblicose Parlamentares reflitam sobre of uturo que desejamos para nosso nosso do do rio.
*Luiz Césio Caetanoé President da Firjan

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations