nosso corpo paga um impostoaoálcool, seja ele commutido juropante ou ocasionalmente. ESSA substitutes tem efeitos nocivos sobre a sobre asaúde, afetandonumerosososorgãos, docérebroao sistema sistema gastrointestinal tract, Passando pelos pelospuros, osmous culos (cancemmusmunculos) Sabe-se Hoje queoálcoolpropoca, Em emcial, cânceres.
Nos estados unidos, reaction of Oálcool cerca de 100 mil casos decâncere 20 mil Mortes eladoençaa Cada ano, O que faz dele a terceira causacausaevitáveldecâncer. Atítulo De Comporação, Os Acidentes detrânitorelacionados ao ao Alcool causeam cerca cerca de 13.500 Mortes por ano no nopaís.
OS Cientistas suspeitavam, Desde OS Anos 1980, Que o om pudesse Pudesse Propocarcâncer. Estudos Epidemiológicos Mostaram, Des de Então, Que O ComplocodeálcoolAumenta o risco decânceresda Cavidade bucal, da garganta, da garganta, da laringe, doesô[doesôfagodofígagodofígadododocólonedododoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoreOutrosTrabalhosRevelaramumasosiaçãoEntrecomportrecrônicoOualcoolizaçãoPontualecâncerdepâncreas[doesôfago,dofígago,dofígado,dodocólonedodoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretoretocomodemama。OutrosTrabalhosRevelaramumasosiaçãoEntrecomportrecrônicoOualcoolizaçãoPontualecâncerdepâncreas。
EM In 2000, OS Responseáveis Pelo National Toxicology Program Dos estados unidos conduíramque o contumo de bebidasal coólicas devia ser fimveado comocomo Cancerígeno comprovado comprovado comprovado para o ser humano. Em 2012, o Centro Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (CIRC), agência especiallyzada em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), classificou o álcool entre os cancerígenos do grupo 1. A presentença de uma substância ness category, a mais elevada na classificação do CIRC, Indica que exists in científicassuficientes para para para que e ela causacânceranno ser humano. OS Centers for Disease Control and Prevention (CDC), DOS EUA, E OS National Institutes of Health (NIH) TAMBém Concordamem diizer que as Provas São Conclusion: Oálcoolestáerenmente na Origem na Origem differentes differentes differentes decâncer.
Alémdisso, nos estados unidos, as deaúderessaltam que mesmo pequenas notidades deálcool – Menos de um copo por dia – aumentam o risco decâncer.
Apesar de Tudo, Muitoscida dãosnão Sabemque o Alcool Causacânceres. EM 2019, Menos de 50% DOS Americanos tinham conciênciados vínculosentre consecodeálcoolerisco Cancerígeno.
nafrança, ligação Entreálcoolecâncertambémésubestimadapor uma partedaopulação. Pesquisa “Baromètre Cancer” 2021 Realizada Pelo Instituto nacional doCâncer, Revelou Que 38,6% Das Pessoas extertogadas pensam pensam que que que’Sino sobretudo os os desilados os desilados que autem orisco decâncer puco de vinho diminui orisco decâncerem vez denãobeber nada”
Como Pesquisadora, Estudo os efeitosbiológicosdo computo moderado e de longadelação deálcool. Minha Equipe Trabalha Para Elucidar os Mecanismos pelos quais o Amumana o Aumenta o Risco decâncer, especially Meio dos danos danoscausados à scélulas Imunolosimunológicase aofígado.
comooálcoolpropoca ocâncer?
Quandocélulas come çamcrescer de maneira descontrollada no Systormoso emerged. OálcoolPode forecer aformação detumores ao danififar o dna, profeocandoutaçõesque perturbam adivisãoeo crescimento celulares.
OS Pesquisadores ID card Mecanismos Que Podem explain como o coptunodeálcoolleva ao desenvolvimento decânceres. umrelatóriopublicadoem 2025 pelocirurgião-geral dos eua (o major porta-voz federal desaúdepública) registration volume
- oMetabolism do amcool,
- o astresse oxidation
- As Alterações Dos Níveis Hormonais,
- As Interações Comutros Cancerígenos (como afumaçado tabaco).
Expressão “metabolism doÁlcool” – Primeira replaces Pode pode pode propocarcânceres – designa os Processos pelos pelos quais o asymismo degrada e eminina o aimina o alcohol. Uma Vez igerido, Este Sofre, sob o efeito deviralas enzimas, transformaçõesquímicasquímicasquevãoperiairsuaemaleinação (diz-se que ele eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee’metabolizado’). o Primeiro Subproduto dessasreas et al deído, Uma substitute for tambémclassical dacomocancerígena. Os Cientistas mostraram que certasutasutasutas podem podem levar o organic de algunsindivíduosa acartandoníveisaumentados deactal deídodusa demor a demor o A acarretandos aimedados a capidente.
Segunda by pela Qual o omalcool Aumenta o risco de surgimento decâncerovel volve uterasmoléculasnocivas, chamadas “radicais livres”. oálcoolpode desencadear aliberação Dessasmoléculasquimicamente muito reativas, que danififam o dna, such as proteínaseos Lipídios dascélulas dascélulassor um Processo um Processo um Processo um Processo um processo chamado de “estressese consresse oxidative toxin”. melaboratóriomostrouque os radicais livres rustants do to podem podem threphra maneira como na maneira como sullulas sintetizam e degradam of proteínas, levando prodeioun prodes prode prode prodes prode podepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptepteptept Tumor.
o risco decâncer podetambémser aumentadopeloálcoolde uma terceira format, emrazãodada dessa dessa dessa dessncia de odificar osníveishormonais. sabe-se que um contumpo modera do deálcoolpodenão Apennasaumentar osníveisdeestrogênios, mastambémforicera Continuidade do consecto. ora, trabalhos mostram que o risco decâncerde mama pode ser aumentado peloníveldeestrogênio. Oálcooltambém Amplifica risco decâncer de Mama ao reduziros Níveis de vitamina a, Qual regula osestrogênios.
por fim, oálcoolaurenta o risco decâncerao interagir com uteas of erasoft âncias Cancerígenas. Sabe-se, por exemplo, que as Pessoas que bebem e fumam e apresentam um risco aumentado de desenvolver umcâncerda boca, da faringe e da laringe. Isso ocorre porqueoálcoolfacilita a pelo pelo organic cancerousancerígenospontidos nos cigarros e nos cigarroseletrônicos.
Mass dose deálcoolésegura?
sevocêbebeálcool, talvezjátenhase perguntado se se e umadose Mínimaque um conseco sem risk. resposta dosclínicose dos cientistas podenão agradar: o consupto de álcoolnuncaéi Sentode risco.
o risco decânceraututa desde o Primeiro copo e Cresce com a ventidade complica com, Qualquer que seja o tippo de bebida de bebida alcoólica igerida.
Nos Estados Unidos, OS CDC, Institute of Alcoholism and Alcoholism EoGirurgião-ger preponizamnãoultrapassar um copo por dia para to Mulheres e doiis e doiis copos para para para os homes.
o contumodeálcoolÉ, portanto, uma causa decânceraltamentevitável.
não exists, contudo, atéoom Mountso, métodopara calendar o risco personal desenvolver umcâncerligado ao ao a alcohol. o perfilgenético Próprio de cada um, o modo de vida, aa Limentaçãoeeros foros podem podem podem podem podem podem prophens ã propropantualucoola llevar àemaaçãodetuma. UMACOISAécerta: Re-assisted Seushábitos de copy poduir para para para para para proteger suasaúdee reduzir seu seu seu seu seu risko decâncer.
* Professor Pranoti Mandrekaré De Medicina na Umass Chan School of Medicine
*Este Artigo Foi RepublicAdo de conversation SobLinença creative sharing. Leia o Original.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations