Home Politics Mesmo dividida e sem apelo popular, direitaé fairitapara para conquistar aPresidênciadabolíviapela pela1ªvez...

Mesmo dividida e sem apelo popular, direitaé fairitapara para conquistar aPresidênciadabolíviapela pela1ªvez em 20 anos

6
0

naseleições president Bolivian de 18 de de Zembro de 2005, former president Evo Morales (2006-2019) Obteveuma Vitóriasurpreendente no Primeiro Turno, Quenãoforaprevista prevista por nenhumapesquisaàépoca. Oentão lídercocaleiro e candidato do moviemento ao socialism (MAS) Obteve 53,74% DOS DOSOS, DERROTANDO OS CANDIDATOS MAIS FORTES DA DIERITA, former president Jorge “Tuto” Quiroga, que ficou ficou ficou em segundo lugar com 28,59%, eo eo eo eo eo eo eo eo eo eo eo eo eo eo emu emuel samuel doria medina, que ficou ficou ficou ficou em em tereceriro, com 7, serceririr, com 7, 70, 7, serceririr, 7.80%.

QUASE 20 ANOS DEPOIS, A Bolivia Vive O Que Analistas locais ouvidos pelo globo chamam de “fim de ciclo”. Com Evo foragido da Justiça — desde 2024 está vigente uma ordem de detenção por suposto abuso e tráfico de pessoas, incluindo uma suposta relação com uma adolescente de 15 anos, com quem o ex-presidente teria tido uma filha — E Refugiado naregião Cocaleirado ChapareO MAS, Ainda No Poder Mas Rachado E Enfraquecido, Abriu Espaço Para Quiroga e Medina, Favoitos para aseleeições President Que queserãoe Serãoe Leinizadas Aste Domingo.

Segundo umadasúltimas Pesqouas divulgadas nopaís, realizada pela ipsos-ciesmori, Medina, Da Aliançaunidade, estánaliderançacom 21,2%, Um Pouco acima de quiroga, daaliança Livre, que aparece com 20% dasintençõesdevoto. Em terceiro está Rodrigo Paz Pereira, do Partido Democrata Cristão, com 8,3%, em quarto Manfred Reyes Villa, da aliança APB-Sumate, com 7,7%, e só em quinto Andrónico Rodríguez, ex-discípulo de Evo (foi vice-presidente do sindicato dos cocaleiros), com 5.5%. o Candidato is indeed in power Luis Arce,,,,, oFormer Mistero del Castillo (Eduardo del Castillo). Somados, OS Dois Candidatos Que Pertenceram aoMasNãoSomam10% DasIntençõesDevoto.

As Pesquisas Costumam errar naBolíviae, Segundo Fontes da Campanha de Andrónico, O Jovem President do Senado que se atreveu a desafiar a Campanha de evo -em campanha- em campanha for voto do voto nulo do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do do voto nulo -teria crescido nas nas semananas semananas semananas semananas semananas.

Mas, mesmo desconfiando das sondagens, a maioria dos analistas bolivianos acredita que, em um provável segundo turno, marcado para 19 de outubro, a disputa será entre uma direita moderada — para alguns uma centro-direita — representada por Medina e uma direita mais conservadora e radical, Liderada Por Quiroga. OS Principtais Temas da Campanha Forum A Crise Econômica, Segurança ECorrupção. o Former president, em todos os temas, tem umavisãomai islandideológicae-direita que medina.

Mas o que aconteceu com a Grande Massa de eleitores que em 2005 dotaram aford de umamudança activist nopaís? Resposta mistura elementospolíticos, econômicoseaté mesmo Sociológicos.

– Muito desencantamoto edistsação Pelamaneira como o mas utilizou edesperdiçouos recursopolíticoseeconômicosque teve teve ao seu seu alcance. nenhum President nahistóriadabolíviateve tanto poder e emcondiçõesttttãofefáveis Parapara para para para para o desenvolvimento e feadecer a democteCia a democtacia. Mas Os Resulte Conômicos S San Muído site, E as Pessoas Perscebem Isso – explica Roberto laserna, Pesquisador do Centro de Estudos de estudos de eStudos da Realidadee conômica E Social (Ceres).

EVO EO MAS VIVERAM ANOS DEBONANça Econômica Graças, Entre utrasrazões, Exportações de Gás. Os sucessivos governornos do ex-presidente contaram com recursos para financialciar políticas públicas e aquecer a economia, o que permitiu aemergência de uma nova class média boliviana, que hoje sofre com uma crise que não conseguiu ser contornada pelo governorno Arce. tudo isso em meio adenúncias de Corrupção, aparelhamento do estado euma uma guerrapolíticaque atingiu atingiu seu sseuápiceu seopôs Aodesejo de evo delançaruma Quarta candidatedidatura President e contou com o apoio dajustiçapara impedi-lo. com a Mas Quebrou’s economy Mergulhada Numa delicada Crise.

U.K.

Hoje, Opaís Enfrenta Dramas comoum Déficit Finance 12% do pib, umainforaçãoquechegou a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase a quase 24% nos primeiros seis seis de 2025 e queda queda exextiva dasextiva dasexportaextresportaç(Hoje, Além Dese autoabastecer emMatéria DeGás, a Argentina bolíviano mercado brasileiro.

– With the rise of the class, forecidas pelo mas temem umamudança, mas, ao mesmo tempo, querem o fim da crise, porque ela afeta seusnegóciose sua renda- afirma- afirma.

Sem O Apoio was popular in 2005, O Mas Chegaà Eleeição emseupiormomento. Em Palavras Do Consultor Político Ricardo Paz, “O Projeto departidoúnico E Hegemônicofracassou, Assim como seu seu seu seu seu seu seu seu seu autoritário”.

– Embora exportarejeição Aoscandidatos do que chamo de campo democrecono, quenão -não -são popular, Um deles deve vencer. Hoje potam pelo mas os que ainda se senem sidenemados com o moviemento em termos em termos decampusão social, dedignificação desetores pordécadasesquecidos, pelo orgulho orgulho orgulho das class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class class sed dased adas pelas pelas elites. éo ovoto dosindígenas, quenãoquerem a volta dos “brancos” ao poder -afirma.

Parelemente, Aponta Ele, Muitas Pessoas que sentem essasideneficatecaçãonão Doveranãoporcandidatos ligados ligados ao mas porquejánão Apoiamo atual moderoeconômico.

– Os queestãocomandrónico S San sindicatos, que controlam plays ruas e podem causaraverência. Se Direita Vencer, Comoé Esperado, Ocenário Pós-Pcoralalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalalal-será complexo-devê.

CasoVençam, Tanto Medina Quanto Quiroga enfrentaliam uma forte complate Cia social epolítica. nenhum do dois conta com o apoio de moviements sociais e sindicatos, que nabolívia Têmenme emorme peso e actarcia, differentemente depaísescomo Venezuela – Onde ofator Chaveé Evo Está Escondidono Chapare, Mas, Assegura o Advogado E Colunista Gonzalo Mendieta, “Não Podeser Accore ofide activedoumcadáver Político”.

– tuto e samuelaplicacarãoum forte ajustee conômico, que vai Impactar as Mais Baixas. Nesse Cenário, O Discurso evitimade Vítimadeevo Terá Impacto. OSQueSaíramda Pobreza com o Mas Poderiam voltar a cair nela -diz Mendieta.

Bolívia, Diz o Advogado, “Tem Uma Sociedade Organization, Corporativista, President of Que Pode Conturbar OCenáriose opróximode Direita”.

– Aqui oostadoé fracoem comparaçãocoma fortaleza da sociedade.

Álvaro Garcialinera, former president de Evo, Disse Há Alguns Meses Que, Syparado, O Mas Seria Derrotado. Sobre Isso Parece exists in Consenso naBolívia. Há Decçãocomo Mas, Mas Também Muitas dúvidassobre coserábolíviacom a legend naoposição. dúvidaquepairaécomocomoseráumprovávelNovociclopolítico, com evo foragido e prometendo convocar seus seguidores para as ruas, eo os candidatetatos de direitatos de direitatos de direita falando em ajuste e ajuste e anunciando aliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberação deliberaçéascomo Fernando Camacho Que Desafiou Evo EM 2019.

– OSQue Saíramda Pobrezanãoquerem mais o mas. As Ameaças de Evo, Que Chegou A diizer que “Contaremos Mais Mais Mais do Que dovos” Não Impedirama Eleição -diz carlos Cordero, Decano da faculdade de Direito eciênciapolíticapolíticapolíticada da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da la la la la paz de la paz.

ofotoéobrigatóriononopaís, eeleições Serãoobservadas por umistin União Europe (UE), intre utras. As Forçasmadasestão Alinhadascom o aimpremo eleitoral, Que Parece Empenhado em Fazer uma Eleeição dempariona. Uma Mudançade de Cicloestáno ar, Mas o risco devirência Também.

Source link