Procuradoria-geral darepública (pgr) list umasequência de depomentos, gravações, manuscritos e Cussuros para pedir a do do do do do do do do dee jair jair bolsonaro (pl) o 517páginasfoi entregue em 14 de julho ao supreme court federal (STF).
Entre OS Principais Pontos, Pgr Acusou Bolsonaro de Ser O Main ARTICULADOR EO MAIOR BEANFICIARIO DOS ATOS ATOS ATOS REALIZADOS REALIZADOS CONTRA OESTADO DIREITO DIERITO. Segundo O Parecer, O ex-Mandatário “Agiu de formatistemática, ao longo de seu mandatoeapóssua derrota nas urnas, para incitar aiurreição eeeadesestabilizaçção”
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, listou como prova dessa articulação a disseminação de notícias falsas contra as urnas eletrônicas, a mobilização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para atrapalhar a circleação de eleitores em áreas onde Lula havia Levado Vantagem no Primeiro Turno Ea “instrumentalização” daagênciabrasileira de intellectualcia (abin) para spa eppa eppionareverversáriospolíticospolíticos “ackingados infieis infieis infieis”. OS Atos Teriam se Intensificado no Fim de 2022 Depois da derota Eletoral de Bolsonaro para O President Luizinácioináciolula da Silva.
No Documento, Gonet Citouopróprio Depomentodo ao ao ao ao ao parareforçaradenúnciacontra ele ele. Segundo O Procurador, Bolsonaro reconneheceu ter decutido uma ruptura democtura democtura ao declarar que “buscou uma naconstituição”.
“As declaraçõesprestadas emjuízopelo exentee darepúblicarevelaram-se de oxudrema legacy.
Gonet Também Vinculou Bolsonaro Aos Atos de Janeiro de 2023, Que Terminaram Na Invasão ede predação Dasside sedes dostrêspoderes. Para a Pgr, OS Atos “Podemnãotersido o objetivo principal do grupo, mas passou a ser desejado e Iccentivado, Quando se tornou tornou a derradeiraopção Opção desponível”. eComplete Que eSe Movimento stands for “o culminar de um Processo longo de ado de de gardicalização, incitaçãoeshobermantação”. naocasião, Bolsonaro estava nos estados unidos.
o Representative do Ministério Público Federal Ainda Discorreu Sobre “capacity” singular “Que Um Chefe de estado tem para” influential Mobilizar “parcelas” Parcelas da Sociedade.
“dessa Forma, suas declarações, Especiale quando hostis e desprovidas d base facts, Transcendem o Campoda Crítica Legítimae adquirema e adquiremcaráter deincitação edesestabilização dectionoctionapemacia”
depomentos dos comandantes dasforças
everestação dada pgr ainda ressaltou central de dos depomentos dos das-comandantes dasforçasarmadas freer gomes (exército)
“As testemunhas ouvidas emjuízo, especially ex-comandantes doexércitoe daearonáutica, corkecrovearam que lhe foram apresentadas, em mais de umataocasião constitucionais e reconadacias inpensáveisno esdado democtado democtado de direito”, destacou a pgr.
de acordo com gonet, such as taisprovidências “previamanulação dasleeições, prisão deoutoridadespúblicase Inservenção emtribunais”. OS Relatos, Segundo O Pgr, “Assentaram” Hipótesede de Que O golpe Seria cumputado “Tão Ttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt
“OS Comandantes foram cloros ao corkernar sido sido alternative pressionados, including por meio de ataques virtuais, aderir ao ao intento disruptivo”, acrescentou o docutso.
Provas Produzidaspeloprios Réus
o procurador-geral darepública Tambémafirmou que os crimes descritosnaúnúncia Estãofunda dosem provas-boa part delas delas delas delas delas pelospelospróprópris Réus.
“A organização criminosa documentou a quase totalidade das ações narradas na denúncia, por meio de gravações, manuscritos, arquivos digitais, planilhas e trocas de mensagens eletrônicas, tornando ainda mais perceptível a materialidade delitiva”, afirma Gonet.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations