LáSevão128Anos desde que O Romancista EPoeta Irlandês Bram StokerLançou Suaobra Mais Renomada: “Drácula” (1897). Oclássico horror Gótico RendeuinúmerasadaptaçõesCinematográficasao longgo dancadas. Algumas Sãoficiais, Como “Dráculade Bram Stoker” (1992), De Francis Ford Ford Coppola – nem tanto, Outras.
- confira a lista complete: Cineas Elegem OS 50 Melhores Movie Brasileiros doséculoxxi
- Para Maratonar: Saiba Onde Assistir AOS 50 Melhores Movie Brasileiros doséculo
Obra obra do expressionism Alemão de 1922, “Nosferatu”, de fw Murnau, éumauma clara clara cruvers ão daistomória, com nome dos personagens trocados trocados por falta de direitos deadaptação. produção, contained, foi foi procesada politicalações de direito pelafamíliado autotor, chegando a ter suaveiculação proibida apoapós condenaçãoporplágio. o filmsópô devoltar a ser e exibido a partir a partir d de 1937, apósapósa morte dd florence storker, viúvado criador, ea entrada da oftara da obra emdomínio Público, nos estados unidos. Apesar daspolêmicas, “Nosferatu” Viu Seu Conde Orlok Ganhar Vidapara Além dodrácula Naistotima dasétima Arte, Ganhando uterasversà pastines was popular in 1979, Por Werner Herzog, E 2024, e 2024, por Robert oberbert Eggers.
Seja na Pele de atoresclásicoscomobéla Lugosiou Christopher lee nosclásicos de Horror d da Universal, na voz de adam sandler na franquia na franquia na franquia and transilvânia “hoteltransilvânia” Famoso dos vampiros nunca saiu da moda. Sua mais nova versão, em “Drácula — Uma história de amor eterno”, de Luc Besson, acaba de chegar aos cinemas brasileiros trazendo Caleb Landry Jones na pele do homem que renega Deus após a morte da amada e acaba herdando uma maldição eterna. Duas Vezes Vendeor do Oscar, Christoph Waltz, de “Bastardos Inglórios” (2009), DáVida A Um Padre Responseável Por Caçardrácula, Que a londres a londres em busca em busca dareencarnaçãodae Sposa, proynagem de Zo personagem dezoëbleu.
– Rely on Obra de Bram Stoker Há Poucosanos e ela bateu forte em mim. Não Lembravao Quão Romântico era. ésobreum homem que espera por 400 anos para para para rever sua esposa. éumaistorriade amor. E foi isso que me fez fazer o film – conta o diretorfrancês, de 66 anos, conhehecido por obras como “o Prifissional” (1994) E “O Quinto Elemento” (1997). – nãosou um grandfã dehistórias de thor thor ou vampiros. Meupropósitofoi contar a Historria de ambor e brincar um puco com alguns elementosclássicosdo personagem.
SemReferências is not scary, Apesar de Amphirador do Filme de Coppola, Besson DizQuenãose Inspira Ensem em eros earros earros earros earros areaizadores para crier suas obras, Mas Revela uma Inspiração Beminusitada no Mundo Pop.
– Busco Minha Fonte Na Vida, Na Sociedade EAté Nos Animais. o objetivo de um Artistaéserúnico, Entãonão Possome Inspoar Me No Materialjá Igeridopor uterro cineasta – conta o diretor. – àsvezes sinto que tenho 15 anos de idade porque sou um grandefãabillie eilish. JáVi shows Dela Em Nova York E Em Paris. Ela Estáerente falando algo sobre sobre a juventude de hojequeémuito intersessante para pais que que tentam tendam tendand inter tendam tendon tender tender tender tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer tenderer. AMO TODOS OS DISCOS DELA E ESCREVI TODO O ROTEIRO de “Drácula” Ouvindo AMúsicaDela.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/h/s/HxxWiVQgOB5xIOEhqvmQ/arte-12-.png)
Laura Cánepa, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP-SP, destaca que o Drácula original já era um “catadão” de outros vampiros, o que “permite várias interpretações ao longo do século XX, porque as histórias vão se adaptando ao tempo de las”.
In 1897, there was no Livro de, O Con de Dráculaé desen volvidopara ser a Personificação defenômenos Sociaissociais que horrorizavam e eram execrados execrados pela pela sociedadebritânica da da da da da da da Qualoker feteriana, da Qualstoker fazia Parte.
— O Drácula original serve como metáfora para o colonialismo reverso, que era o medo do Império Britânico de que fizessem com ele tudo o que ele fez com differentes povos do mundo durante a colonização — afirma o pesquisador de literatura gótica e editor Cid Vale Ferreira. – éalgo como “diga-me o que temes que eu te direi quemtués”.
- Documento: Fernanda Torres, Walter Salles
Estestraços Metafóricos Vão Desdea Tirania eaiverênciadas quais o personagem fazia uso uso para para conquistar seus objetivosatéo desejo desejo desejo desemedido.
– vocêtem odráculacomo alegoria para a Impartrangeiraqueé temidetemida pelo brit brit brit brit brit nico, iDeia de que eee esrangeiro vai vai vai vai trazin umaparaminaçÃo Simboliza um Pouco Tudo aquiloquenãose poderia ser.
o Cinema delínguainglesa ajudou muitonaousizaçãodomito dodrácula, da figura de vlad, o empalador, edoscenários datransilvânia. Região da Romênia é conhecidapelo mundo. E Agora Chegou O Momento de ser reivindicada pela terra natal. Accontecendo neste momento na Suíça, o tradicional Festival Internacional de Cinema de Locarno marca a première mundial de “Drácula Park”, comédia dirigida pelo culturedu cinesta romeno Radu Jude, vencedor do Urso de Ouro por “Má sorte no sexo ou pornô acidental” (2021). o themetemododução dobrasileiro rodrigo teixeira, Indigado ao Oscar por “Ainda Estou Aqui” (2024).
– vai ser a Primeiravastão Romenadaistóriadorácula. O Radu Jude Nunca Tinha Pensado em Fazer Essa História, Mas odráculase Tornou um Mito Mito Mito Romeno, Apesar de escrito por Um Britânicoe exploredo e evervorado e evervorado e evervorado pelos evell evervorado pelos e everolicia e pelos e pelos e pelos e pelos e pelos e pelosalemées -explica teixeira. – ofilmeéumecity Mentosobreaepprolação da Romêniapelo mito dodráculaetambémum sosicamento sobre uma crise de sidentidade e da criatividade em um mundo marcado marcado pela intelligence pela intelligence pela intelligence artificial.
- ‘Melhor Mãe does Mundo’: Anna Muylaert Retorna ao tema Maternidade comatoação’deslumbrante’protogonista
alémdo dna brasileiro no longa romeno, odrácula Tambémjádeu as caras no audiovisual nacional. Especializado em Cinemafantástico, ocrítico carlos primati lembra o longa independent brasileiro “such as núpcias de drácula” (2018), de Matheus Marchetti, Como bom exemmpllo exemmplo de Reimaginaçãodo do Personagem. A Trama Acompanhaum drácula Queer que se eStabelece em uma iLha naaméméricalatinaapósdeixar atransilvânia, exercise performance seu poder eseduçãosobresobre homes e mulheres e mulheres.
o diretor de Cinema E Teatro brasileiro cristiano burlanlançaem breve suavastão de “nosferatu”, com Rodrigo Sanches, Helena Ignez E Jean-Claude Bernardet (1936-2025).
– nunca tive aistenção derepoduzir aHistória Contada Por Murnau. o fiz foi trazer de volta um fantasma que se recusa a desaparecer. O Que Me Atraiemnosferatué Essainsisência: Umséculo Depois, Ainda Somos Assombrados Pelos Pelos Mesmos Mesmos impulsos destruição, Exílioe vazio -destaca ocineasta ocineasta ocineasta ocineasta ocineasta ocineasta radicado radicado em em em em em em e msão Paulo. – Semper Fui Fascinado pela figura do Vampiro, Mais Pela Sua Melancolia Que Pela sua sua feracidade. Talvez O Que Mais Tenha Me Assombrado Tenha Sido O de “O Vampiro” (1932), De Carl Theodor Dreyer. Um Filme Onde O Horror sedáporsupstenão, por Atmostferas rare figures, por gestos que flutuam entre avigíliaeo sonho.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/8/B/sZw8iHTgOmg1fUM80GJQ/3-nosferatu-foto-marina-de-almeida-prado.jpg)
o diplomattambémreplete sobre a permanente poculindade dos vampiros:
– Vampiro Nunca Desaparece Porque Elice um Espelho. E OS Espelhos, Em Tempos de Crise, Se Tornam Insuportáveis. Drácula, Orlok, Compenam em si Tudo aquilo que a Sociedade Teme, Mas Não Consegue Eliminar: Doença, O Desejo, O Desejo, O estrangeiro, O Outro que nos nos Habta. Elenééumvilão. éum sobrevivente, Uma Ruína Ambulante, Uma Criatura Esmagada pela eternidade. Não Ameaça Apenascom Seus Dentes, Mas com a Possibilidade de estarmos condenados a repetir tudo.
*estagiáriosobsuscessão delucas salgado.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations