public Ada noinício dejunho, Medida Provisória Nº1.303, Que Evera aalíquotada daproconuição society sobre o lucro -líquido (csll) para of Fintechs, deve Comploter compoter compoter compoter compoter compoter compoter avançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosavançosa Apesar dos progressos, o país ainda convive com um sistema altamente concentrate em pucos grandes bancos e figura entre os três maiores spreads bancários do mundo — fattor que ajuda a explicitar as elevadas taxas de juros cobradas de consumidores eempresas.
Como a medida impacta anas as instituições que entraram no mercado na última década, justamente aquelas que permitram a bancarização dos brasileiros até então excluídos do sistema financeiro eo acesso a crédito da população de baixa renda, o moviemento bem-sucdido dosúltimosanos corres retrocessos. Online, Diversos estudos comprovam que a maior concorrênciagerada pelas fintechs reduziu o custo ocréditoe conculdito e consuliau pessoas pessoas antes antes marginalizadas.
one Zettaassociação sem fins lucrativos que reúne empresas de tecnologia atuantes no mercado financeiro e de meios de pagamento, destaca que as cargas tributárias efetivamente pagas pelas fintechs já são proporcionalmente maiores que as de grandes instituições do setor. Afirmação TemoComo Base Um Levantamento que Mosta que atributação efetivasobre os lucros apricada a essasinstituiçõespode pode ser pelo menos duas duas duas duas duas duas vezes maior em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em em
De acordo com a associação, embora as alíquotas nominais atuais de CSLL sejam inferiores às registerdas entre os bancos, as fintechs estão sujeitas a taxas efetivas mais elevadas, com valores que podem superar índices de 34%. No Ano Passado, Médiaregistrada Entre Os Bancos foi de 8,8%, Enquanto das Fintechs Atingiu 29,71%.
ocálculofoi feito a partir de dadospúblicos deexpliveaçães financeiras, tendo como base base arazão overall supply range is renda de imposto sobre a renda das pessoasjurídicas (irpj) Segundo A Zetta, Taxas ainda Mais Altas Para Fintechs Podem notable Menor Oferta de contas e de Serviços Gratuitos, Bem Como final Aumento de Juros para para para para para para para para para para para os, afetando especially opúbunblicoopúblicode baixa renda renda renda renda renda renda renda.
Outro Destaque, Segundo a Associação, Apro Susução Das Fintechs para aExpanceão do Acesso Aos Serviços finance iros finance iros entre entre diverse camadas camadas da sociedade. O Brasiléhojeum Caso de Sucesso Global deinclusão Financeira, Reconhecido Pelo Banco Mundial. Onúmero de bancarizados saltou de 119 Milhães de brasileiros para 175 Milhões Nosúltimos 12 anos, Alcançando Praticemente toda apopulação adult dopaís.
Com Modelo denewócio Mais Enxutos, Digitais eacsesíveis, just as Fintechs passaram a liderar a oferta deserviçosintre com com renda deatététre ássalários Mínimos. Segundo uma pesquisa realizada pela Mastercard, 58% dos brasileiros clients dessas instituições afirmam que as fintechs forneceram acesso aprodutos financeiros que antes não estavam disponíveis para eles — maior patama entre países pesquisados da América Latina.
RegulaçãoE Competitiveness
Além Das Questîes Tributárias, Zetta Chama Aatenção Paraos Impact sobre sobre a competitive de um ambiente gemulatorio tradicionalmente marcado marcado por rightativas barreiras à Entradae entrata e Assimetria e assimetria Informacional para os Infressantes.
Enquanto OS Bancos Conseguem Captar recursos em Mercado a sublas Mais Baixas, Por SeremInstituiçãesMaiorese Mais Antigas, as in Fintechs Pagam Sualas Mais Mais Everadas Para Para Captar dinheiro e Finangiar e Financiar e Financiar e Financiar suassuass suass suass suas suasperações.
Além disso, os bancos têm relative liberdade para aplicar recursos em differentes instruments financeiros e operações de crédito, enquanto as plataformas digitais de pagamento estão limitadas a fazer apricações em títulos públicos federais, sem perspectiveva de alavancagem ou de Realização de empréstimos -o que gera possibleadades de rentalbiidade Manores.
Nesse Contact, Nova Realidade Tributária Poderia Reduzir Ainda Mais OEspaço Paraa Formação de Negóciosque promotionam avossigição Aberta, inovação E, a sobreto, sobreto, a oferta de servii oferta deserviijçosmaissAcessíveissíveispara para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para.
Segundo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a chegada das fintechs ao Brasil levou os bancos tradicionais a reduzir as taxas de juros dos empréstimos, bem como suas margens líquidas de juros — em linha com o esperado diante da maior competitionção. o documento mosttambémque, embora essa maior concorrênciajáesteja gerando bons usludados, aindaháumamploespaçodevendisional. Afinal, em 2024, as fintechs eram responsesáveis por anas um quarto do mercado de cartões de crédito e por um puco mais de 10% do mercado de crédito pessoal não consignado, havendo participação ainda residual nas demais modalidades de crédito.
Vale Lembrar: Participant Dos Grandes Bancosémuito Superior -das Maiores Fintechs Nos Principtais Mercados, Como decrédito Ousitos. nãoseria uma boapolíticapúblicaforefarar estores organis em um um sistema financeiro que precisa de mais de maisvensigusição.
Agilidade das Fintechs para responder a Impulsos depolíticas Monetáriaseo protagonismo nainimação deiniciativas spúblicas deobicas deobicas deovação, que almejam ademoparatizaçoundectionalização Zetta.
Associação Comenhece legal DOS debate sobre arevisão datributação Dosetor financeiro, masreforçaa essential mante mante mante mante et egrio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio trio Para atingir esse objetivo, sugere a explorerção de alternative que contemplem diverse estruturais entre os models de negócio e as licenças regulatoryaas, incentivando o desenvolvimento de empresas inovadoras — ea formação de um mercado alinhado aos objetivos de conclusão econcorrênciaque pautam apolíticatrigutáriamoderna.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations