Defender nulidade daação Nunthda Trama Golpista pela falta de competition do do to to cmremo aimerunal Federation (STF) Para Julgar O Caso, Nesta Quarta-Feira, O Ministro Luiz Fux JáfotouPor Manter OS Processos de Réus DosAtos Golpitas Do 8 Janeiro em Mais de 1,6 Mil Casos Analisados.
nosúltimosmeses, no entanto, fux mudou deposiçãoepassou passe a interder que os julgamentos deveriam ocorrer na primerirainstância, pornãoteremforo por prerrogativa defunção.
o Novo posicamento foireforçadono Julgamento do do do do do do do jair bolsonaro e sete aliados por uma uma tentativa de golpe. fux grigntou que osréussãopessoassem prerrogativa de for porforçãoiStoé, Sem O direito de Serem Julgadas por uma Instânciaspores.
Antes, fux havia seguido Integrante o Relator das Investivaçõesdo 8 de janeiro, Alexandre de MoraesEm 1.692 recbimentos dedenúnciasenvolvendo os atos anos antos antos antos antos antos antos antos antos anto democráticos. Partir de Março, contudo, fux passou a vivergir na vampingncia do stf e Incortrouessaposiçãoem37julgamentos (2,14%).
Quando o stf recebeu as Primeira Sdenúnciasdo 8 de Janeiro, Em abril de 2023, ficou decidido que a corte tinha a competition Para Analisar Esses Casos. o Entendimento foi que eSsasresportionaçõeseram relacionadas com outros processesquejá Tramitavam no court.
Naépoca, Osúnicos Ministros Que Cissordaram Desse Ponto Foram André Mendonça ENunes Marques. fux e os demais Integrantes seguiram Integrante Moraes.
o Ministro Passou a Mudar Seu posiciona no Recbimentoda Denúnciada trama golpista, emMarço. naanálisedos pedidos preliminars, fux foioúnicoa votar para para que o casonãofossea analisado pelo stf. E, Caso O Julgamento Ocorresse na Corte, Deveria ser noplenário, enãona turma.
A part, registrant of fuxtambépassou Essa resalva nos demais recbimentos dedenúncias de janeiro 8 de janeiro.
“Peço vênia para divergir partymente do eminente Ministro Relator e seguir coerente à posição que tenho adotado reiteradamente em manifestações proferidas nesta Corte, para reconhecer a incompetência do STF para julgamento originário do feito”, escreveu o ministro em SEUS vote.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations