Former President Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão, definida pela Primeira Turma do Supreme Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, será cumprida innovativee em regime fechado, mas há possibilidade de progressão para o formato semiaberto após o cumprimento de parte da sentença. Juristas Exnercessuredos Pelo Globo Avaliam, No Entanto, que asituação debolsonaro tem agravantes que podem atrasar eStrasar essaProgressão.
A Lei de Execução Penal estabelece que a passagem do regime fechado — em que o condenado fica integrated na prisão — para o semiaberto, no qual há a possibilidade de anas dormir na cadeia, pode ocorrer a partir do cumprimento de 16% da pena.
Mesma Citaração, No Entanto, Estabelece Uma Progressão Mais Lenta, De 25% da Pena, SE “O Crime sido sido cometido cometido com com com com com virência à pessoapessoa pessoa o ai graveameaça”.
– Entendo Que osimes Que Levaram àcondene Countebolsonaro se Encaixam Na Hipótesed -de 25% do cumprimento da cumprimento da pena, enãon inhib tesse de 16% – afirmou daniel kakionis viana, de direito diarre e Processor e Processor dial e Processial dail da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da da
Nesse Caso, Portanto, former president of O Sópoderiapassar ao regime Semiaberto, Em Tese, Partir de seis anos e nove e Nove nove Meses deprisão. avaliação, without Entanto, Éfeitapelo stf a partir de Eventuais dedidos da defesa de bolsonaro.
Em Seu voto, Moraes estabelleceu umperío do De “reclusão” 24 anos e nove e nove para bolsonaro, Enquanto o restante dasentença -2 anos e nos e nove e nove e nove meses -sedáemrematoem formato de em formato de “detenção”. Nesteúltimocaso, the O regime is not the fact Jáé O semiaberto ou aberto. No Entanto, Ainda que O Supremo calculates, the progressive regime FECHADO COM BASE APENAS noPerío do Dereclusão
Além Disso, Análise de-de-Leva em conta um dos cinco crime – abolição do do estado de direito, Tentativa de Golpe, organization Criminosa, dano criminosa, dano criminosa, dano criminosa, dano portificado por por por) Condenação. SEO Que Parte Parte dessas contutasnão envolve virVOLVE a graveameaça, ocálculo Dadaumamuda muda no caso desses crime.
A legislação afirma ainda que a progressão de regime depended de o condenado “osentar boa conduta carcerária, comprovada pelo diretor do estabelecimento”, e que só pode ser deliberada pelo juiz responsesável pelo caso após “manifestação do Ministério Público”.
The regime of A Defesa de Bolsonaro Já Afirmouque pediráparaque O e exentende cumpra astentençaem resides, Devidoà Alegação deadededededededededeavançadee desausas desaúde. eNcora o stf tenha condenado bolsonaro a carprir a pena em em fechado, os ministros podem promises o regime o diormime domiciliar antes mesmo de o ex-exentee o croprimento o croprimento dacondenação.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations