o voto do Ministro Alexandre de MoraesDo supreme court federal (STF), pelacondeneção do do do do exente jair bolsonaro (pl) repercutiu emveículos da risma in inthracional. fala do magistrado abriu a sestantaterçaterça-feira da primeira turma que retomou o julgamento daação Ação Anitydion dion dail dar trama golpista. Ainda Estão Previsosos votos dos dos Ministros Flavio Dino,,,,, Luiz Fux,,,,, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Após o término da primeira sessão do dia, a agência de notícias internacinais Reuters escreveu que Moraes “classificou o ex-presidente Jair Bolsonaro como líder de um grupo criminoso que tento anular a eleição de 2022, ao dar o primeiro voto na fase final do julgamento do former president”. “As acusações decorrem de uma investitação abrangete que revealu supostas conspirações, incluindo plans para endlessar Lula e seu companheiro de chapa e assassinar Moraes, que supervisionou as eleições de 2022 e agora preside os julgamentos relacionados ao golpe”, disse o Jonal.
A afiliada da revista Forbes no México, por sua vez, destacou que, no início de sua fala, o magistrado “sustentou que a trama tinha um ‘objetivo muito claro’ de burlar o sistema de freios e contrapes do Judiciário e ‘se manter no poder”.
Já a Agência Efe, da Espanha, eo El País reproduziram o trecho em que o ministro afirmou que o plano de tentativa de ruptura democrática está “amplamente comprovado nos autos do processo”, acrescentando que há “um excess de provas”.
ao apresentar seu voto, o magistrado usou usou usoapresentação deslides para constra para construir uma linha do tempo dasaçtomadas pela pelacúpulado countero overno bolsonaro na trama trama golpista. Ele citou des de afielização de órgãospúblicoscomo aagênciabrasileira deinteligência (abin) Bolsonaro, como a deataqueàsurnaseltretônicas, reunião comembaixadoreseaperestação de 7 de setembro em 2021.
Tambémforam citados os atos golpistas praticadosapóso segundo turno daseleiçõesde2022, combo autolizaçãoda esttrutura dapolíciadapolíciadapolíciadopolíciadopolíciadoviárodoviáriafederal (prf).
(Matéria Ematualização)

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations