Os Adoçantes Artificias São Frequently Customer COMCERAIZADOS COMOopçães Mais Saudáveis Ao Aousçúcar. There is no Entanto, Um Crescentenúmero deevidências Científica Parariscos a Ssociado ao ao costiso costos. o Estudo Mais Recently, Publicado Nesta Quarta-Feira (3) Na Revista Científica Neurology, Indica que algunsadoçantesestão Associadosa umsectíniocognitivo cognitivo maisrápido.
- o que diz um novo estudo: As ferramentas da iaestão Afetando as Habilidades dosmédicos?
- Alzheimer’s Tem Cheiro? Novo Estudo Liga Olfatoà Faseprecoce dadoença
— Adoçantes de baixa ou nenhuma caloria são frequentlyemente vistos como uma alternatenativa saudável ao açúcar, no entanto, nossas descobertas sugerem que quem consome muito adoçante pode estar piorando sua cognição — diz a autora sênior do estudo, a médica Claudia Kimie Suemoto, De Cheriatria da Faculdade de Medicina de de de São Paulo (USP).
Primeira vez que um estudottão Abrangenteanalisa o influence do consecto de ofertutos doaçú carnasaú carnasaú de brain. O Mesmo Grupo Já Haviapublicado a Primeiraevidênciaque que Associava o consupto de Ultraprocessados ao decliennio cognitivo.
Uma Sequência Natural, Segundo Suemoto, étentar Isolar os Elementos queestão appears naalimentaçãoultraprocessadae que Tenha, Talvez, Associação com Deccomínio Cognitivo, Como osAdoçantes. Outa Motionação Paraa Pesquisa foi a Experiencia pessoal da Médica, que costumava usar usar muitoadoçante. e Por fim, haviaevidências recent Associando o uso deadoçantecom maior risco decâncere talvezdeoença cardiovascular.
There was no Trabalho, Pesquisadores Da USP Analisaram Dados de 12.772 adult de todo o Brasil, participant Do Estudo elsa brasil (Estudo longudoinal desaúdedo do do exulto) Variáveis Específicac. 52 IDADEMédiafoi de 52 Anos E OS participants Acompanhados por UmaMédiade oito anos.
There is no Iníciodo estudo, OS participant responderam aQuestionários Sobre Dieta, ditalhando o que comeram e beberam e beberam noúltimoano. OSAdoçantes Analisados foram Aspartame, Sacarina, Acessulfame-k, eritritol, xilitol, sorbitol e tagatose. Eles São Encontrados Principal Em Alimentos Ultraprocessados, Como Agua Saborizada, Ryrigryantes, Bebidas Energéticas, Iogurte E Sobremesas de Baixa Caloria. Algunstambém Sant’Usados Como Adoçante is independent.
OS participant Então Foramdivididos emtrêsgrupos com base na denidade deadoçantesartificiais compunidos. O Grupo com Menor Contumor Tinha Uma Ingestão Diária Médiade 20 Miligramas por dia eo eo grupo com Maior Consioro, 191 mg/dia, emMédia. Aspartame, Essa Quantidade Eogivale A Uma Lata de Refrigerante Diet. o sorbitolol apresentou o maior copyrighto, com umamédiade 64 mg/dia.
No Início, Meio e no fim do estudo, osvonuntáriossubmetidos a teste cognitivos para monitorar amemória, linguagem e, such as pensamento ao ano longo do do tempo. OS Testes Avaliaramáreascomo comofluência oral, Memóriade Trabalho, Recordação de palavras e Velocidade de Processamento.
Após o ajuste para fatores como idade, sexo, pressão alta e doenças cardiovasculares, o resultsdos mostram que pessoas que consumption as maiores quantidades diárias de adoçante apresentaram declínios um declínio 62% mais rápido, em comparação com aquelas que consumption as menures. Isso Equivale A Cerca de 1,6 ano de nevelhecimento.
aqueles no grupo Intermediáriopresentaram um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um Em Relação Aodecliennioda Fluência, OS participant Nos dois grupos de Mais Alto coptumo apresentaram taxas 110%E 173%Maiores, insiventageme. OS MAIORES Consumer TambémTiveramUma decledadeclínioDemoniooria32%Mais Alta que os demais.
descobriram que pessoas com menus de 60 anos que commenira M de deadoçantes deadoçantes sapresentaram decentaram deconitaram deconios maisrápidosrápidosnacia na commenos naos naos naos nacia e nacogniçãojogerationquogniçãoGerala emem a quee a queue a queueaus a queeaus a quoneaus quogearea,
Segundo Suemoto, Esse Achado Pode Estar Associado A UmaQuestão Culture, JáQue Pessoas Mais Jovens tendem usar mais mais mais antedo que os mais velhos. Os Pesquisadors Também Descobriramque aLigação Comodectínio Cognitivo Mais Rápido era Mais forte em do do que naqueles sem a sema adoença, quesão Justamente, Mais juste as Mais usus usus usus usus us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us us a usarerem etitititutots doaçouncar.
Ao Analisaradoçantes personal attacks, sacarina, acessulfame-k, eritritol, soritbitol e xilitol foi a socconiado a umiarito a umia naememória. Por Outro Lado, Não Foi Encontrada nenhumarelação Entreo consecto de tagatose eo eodeclíniocognitivo. Without Entanto, Issonão saliency Seu conseu esteja liberado ela seja totalmente segura.
Estudo tenha tenha mostradoumasosiação Endreouso de algunsadoçantesartificiais eodeclíniocognitivo, como se trata de um estudo observional, nãoéééééééépossívellimar possívellimar afirmar afirmar que que Esses costos costos costos costos cosaram odecliínio. Mesmo Assim, Os Pesquisadores acreditam que o ushusados soutadossãofortes o suficiente para reduzir o consecto deadoçantes.
– The important ressaltaquenão exists in umaevidênciacastusiva de causa e feito. Mas sevocêtem sinal de que o de de dedoçante proprovavelment enãofazbem paracâncer, para asaúde cardiovascular e para a para asaúdecerebral, pesso que as acho que as pessoastêmque ficar que ficar cada vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez vez
Ela também ressalta para a importância da realização de mais pesquisas, não só para confirmmar essas descobertas em outras populações, mas também para investigar se outras alternative estativas ao açúcar refinado, como compota de maçã, mel, xarope de bordo ou açúcar de coco, podem ser alternative eficazes.
– seso for Realigne excorfenceado em Mais de um estudo, Jáéofocient enão Só Mudarohábitoohábitoohábito personal de cada um, mastambéma gentecomeçarpensar emsar empolíticaspúblicascomo como a commo a commo a anapusão deartus de peralas nap nas nas nas embalagens -avalia -avalia suemoto.
Emrelação àsor emo como oadoçantepoderia prejudicar asaúde brain, existential algumas Hipóteses, como neurotoxicidade eniero inflamaçãojonflamação jopocadospor produtos por produtos portantes produotes degradação degradação dos dos dos dos dos dos dos artoiciais artificiais.
Outra possível explicação seria o potencial dos adoçantes artificiais de alterar a microbiota intestinal, o que pode impactar a tolerância à glicose e afetar a integrated de barreira hematoencefálica, uma estrutura que envolve e protein o sistema nervoso central de agressores, sejam moléculas ou microorganisms.
— Já conseguimos mostr que os alimentos ultraprocessads têm uma associação com a redução da cognição cerebral e agora também, essa questão dos adoçantes — diz Paulo Lotufo, um dos autores do estudo e professor titular da Faculdade de Medicina da USP. – EU Semper UseiAdoçante. Mas Confesso que quando gente terminou o trabalho, comecei a reduzir e fui me acostumando a tomarcafé semadoçante, coisa que eu nunca imagei imagei quei que eu eu ea fazer. E poraí Vai, Reduzindo aomáximoo Refrigrigerantededetetico, Mudando Vários Hábitos.
Just like lima Daç others, including fato de que nem todos osadoçantesartificiais foramincluídos. Por exemplo, Supplose eStévia, Doisadoçantes bastante Usados Anualmente, Ficaram de Fora pora porque Elesnão Estavamentre os Mais os Mais commis commis commis consumidos no Brasil nos nos do anos do estudo do estudo eStudo, que comcous eemcus em em 2008. Suchalose, Associando o consupo desseadoçante à Diminução do dessenhoda Memóriaria ecaçãoeceputiva. Alémdisso, Informações Sobredieta foram relatas pelos participant, Quepodemnãonão Selembrar comprecisão detudo o que comeram.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations