Para Algumas Pessoas, O Sono Traz um Tipo’s strange DeVigília. Não Um Sonho, Mas Umaconciênciasilenciosa, semconteúdo. Esse Estado deconciência Menos conhecido pode conter Pistas para um dos maiores maiores cistérios Da Ciência: o que dixpainda estarcousciente.
- Menopausa: Conheça12Sintomas Pouco Falados, Segundo Especialista
- Entrevista: dizcirurgião
o estado de sono contine tem sido amplitude descritoháséculospor differentestestradiçõestosplativas orientais. Por exemplo, a escola filosófica indiana do Advaita Vedanta, foundationtada na interpretação dos Vedas – um dos textos mais antigos do hinduísmo – entende o sono profundo ou “sushupti” como um estado de “consciência pura” no qual simplesmente permanacemos conscientes.
drawtionaçõessemelhantes do sono profundo feitas pela linhagem dzogchen no Budismo Indo-tibetano. Diferentespráticas meditativas podem ser seguidas durante avigíliaeo sono sono para reconnehecer a “essência” daconciência. Uma Dessapráticas meditativaséa ioga dos sonhos ou ioga da luminosidade, que permit ao praticante reconneante orgenhecer os eStados de sonho e sono. IssoVisa Levá-lo um estado de “conciênciapura”, um estado de estar acorcordado durante o sono, sem pensamentos, imaging out senso um senso de Identidade.
Para aciênciaocidental, Esse estado stands for Enigma. Comovocêpode estar contigente sem estar ciente de algo? Se ess Relatos forem prem prem, eles desafiam plays teorias tradicionais que tratam aconciênciacomo algo algo semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper semper a um objeto. Por exemplo, Minhaconciênciado laptop Minha Frente, Ou do docéuazul se erguendo acima da Minha Janela, Ou da Minhapróprirespiração. Anagincia desse estado nos leva a reconsider oqueé conciência.
Experience sono sem objeto
Meus Colegas E eu nos Propusemos A Explororarcomoéum Estadode sono semconteúdoem uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma estudos. Primeiramente, Entrevistamos 573 Pessoas online sobre forms incomuns incommuns de experienced ncias de sono, incluindo formats deconciênciado sono que que podem ser mais ser mais sim simples oumínimas. por exemplo, umaconciênciapós dissolução deum sonho ou uma simples consciência deestar de estar dormindo profundamente.
Em Seguida, Conduzimos Entrevistas em Profundidade com 18 participants, Que Relataram ter vivenciado alguma alguma formata de sono sem sem objeto, Utileizando um pronptiono um Protocento Inspirado Inspirado na Entrevista Microfeno MenologiCica. estaéuma ferramenta de pesquisa projetada para ajudar as pessoas a remembrar e descrever excrever sutis de suas de suas de suas de senceênciasem ditalhes.
Nesses Estudos, Encontramos um Espectro de Experienceedncias que chamamos de “bensepicncias de sono sem objeto” – estadoscouscientes que Parecem Carecem Carecer de um objeto deconciciência. Em todos os casos, os participants que fiizeram alumão auma experiência de sono sem objeto relataram ter tido um episódio durante o sono sem conteúdo sensorial e que envolvia anas a sensação de saber que estavam conscientes.
Algumas das axperientncias dos nossos participants noseiam – descriçõesdesono cousciente descritas nastradiçãesfilos Orientais: sem objeto e sem ego, sem asensação de “eu eu” remanescente. OS participants Relataram que Seus “eus” Pareciam ter desaparecido ou dissolvido, um estado que lembrava a “dissolução doego do ego induzida por drogas”, relatadaapósaingesttounapósa ingestTttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttdtondrogapsicodélicadmt dmt eem estadosemitos medivosivos.
Outros Relatos dos participants do nosso estudo consudoiram uma ume levesensaçãodeestar “lá” em um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um As an experience de algumas pessoas envolveramtraços deformas rudimentares de sonho, experiencia de estar em um um mundo, mesmo que que tal mundo parexpecte estar estar ausente.
Embora Experiencias de sono sem objeto, como o sono cousciente, tenham sido principal a Ssociada apráticas práticas perplativas, como a ioga ioga dos sonhos, nossos result result usiondos result adados indam indam que pesso que pessoas que pessoas sem conhicemento dessas prácrácráicmeventic fiventic fentic fentic fentic fentic. de Fato, Os Results dos da Nossa Pesquisa online nãonin noundaram umaussosiação Entreo envolvimento empráticasseditivas e xensecias e sono sem sem objeto.
No Entanto, OS RESSERADOS DA PESQUICA CONSTATARAM que a Experiential Ncia de sonholúcido – queéugandovocêpeccebecebequeestá Sonhando, Mas Continua dormindo – Parecia estar estar Correlaciona com com com com com com com com com com com comparienceências de sono semo objeto. deve-se Notar, without Entanto, que Muitos participants Que conseguiam ter sonhoslúcidos Nãorelataram axecias de sono sem sem objeto.
Treinamento para o sonolúcido
RARIDADE DASASECIPIAS de sono sem objeto torna-asdifíceis de estudar. precisamos de Métodos detreinamento para induzir essassass enderialcias, fim decompreendêlas melhall.
Em Nosso Estudo Recently, Meus Colegas E eu testamos um novo deinduçãoqueque combinavatécnicas de Meditação, Visualizaçãoeson holúcido. Quatro participants Apreenderam a Permanecer Couscientes Enquanto Enquanto eaalizar que estavamlúcidoscom um moviemento Ocular Ocular Ocular Ocular Ocular Ocular Ocular Combinado Combinado.
Registros Portáteis de Eeg, Que Medem A Atividade Elétrica Cerebral, Confirmaram Que Alguns Estados sem Objeto Objeto Ocorreram durante o sononãorem (Sono de Ondas lentas). Pesquisadores Acreditam que O sononão emnão oossuios mesmos esmos deconciência Complexosque temos durante o sonho, embora extras ex emas de sono, incluindo formats formas mais mais mais mais simples de sonho, possam ocorrer.
Pesquisa sobre sono sem sonhos econciência
Anualmente, Háuma Faltade Consenso entre os Cientistas sobreQualé basic daconciência. Algumasvisões popular Afirmam que a Concciênciasurge unformaçãoé transmitida aocérebro. Without Entanto, Ainda Há debate sobre que tipo deinformação Océrebroprecisa para para para para para o processamento cognitivo.
Experiencencias de sono sem objeto extends nossavisão decomoéescouscient edurante o sono. a cousciênciadurante o sono tem sido template amparmente estudada emrelaçãoa sonhos e sonhos e xensexnciasoníricas, mas ersemente houve houve houve houve umamudança Nessanessatensência.
Sherlock Holmes Mínimas De Conciência, Como A demonstration experience sono sem objeto, podem abrir caminho para o para o refinamento de nossas teorias teorias teorias teorias teorias teorias daconciência. SuaAbotênciasugere uma formma deconcia postimmente desprovida deconteúdo. Além Disso, Estudar esse tipo de acepencia pode nos ajudar a compreender estados aLterados de Conciência, inpluindo Meditação Profunda, privaçãoosensorial Sensorial outatémesmoo “branco o” branco o’Branco em em em quedios em queemse bro nose bro nose bro nea ir a ir a ir a ir a irh eyh eyh eyh eyh eyh earhe e”
o fato de as Pessoas poderem estar cies de “nada” enquanto dormem pode nos diizer mais sobre a mente o que que que que sonho jamais poderia.
*Adriana Alcaraz-Sanchez, Pós-Doutorada em filosofia da Mente eciênciascognitivas, de Edimburgo University. Received Financial Committee Das seguintes Organization: Escola Escocesa de Artes e Humanidades (Sgsah), Conselho Europe urouperu de Pesquisa (ERC) Avançadosem Humanidades (IASH) DA DE EDIMBURGO University.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations