Home Politics Coletivo Leva Música, Dança Eistórias Ao Casamento Caipira Da Melhor Idade, Na...

Coletivo Leva Música, Dança Eistórias Ao Casamento Caipira Da Melhor Idade, Na Tijuca

7
0

Integrante do Coletivo Sem Ribalta, Suely Ramos, de 82 Anos, Encontrou no Palco Um Espaço deliberdade que Jamais Imaginou Ter.

– Para Miméuma Aferenceêncialibertadora. Sou uma pessoamuitotímida, Mas ali posso me expressar sem vergonha, porquenãosouly. Ali Eu Sou A Maria, Joana…éuma Higiene Contapia -Conta.

AOS 77 ANOS, Ela Dançou Quadrilha Pela Primeira Vez, Superando Um Trauma que a Impedia até mesmode daresar de festas farsiares. Des de Então, Não Parou Mais.

énesse clima de Alegria, superaçãoetradiçãoqueo coletivo promote neste domingo (24), 10H, nonaediiçãodocasamento caipira caipira da Melhor da Melhor Idade, no palco tim tim tim tim tim tim maia, na pra afonso pena, napraçafonsopena, napraçafonsopena, napraçafonsopena Tijuka. Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), o evento é gratuito e promete uma manhã de festa com quadrilha, pescaria, boca do palhaço eo show do Trio Pé de Ventania, que receive a participaçã special da flautista Marina Flautina. ocowertóriohomenageia grandesicones damúsicanordestina, Como Luiz Gonzaga, dominguinhos e elba e elba ramalho.

No Casamento Caipira de 2024, Sluchem Cherem, Com Perna de Pau, Eo Pai, Limachem, QueJá Dividiu Palco Com Carequinha -foto: Divulgação

O Espetáculo Reúneatores e Atrizes da terceira Idade, Entre 60 E 83 Anos, Integrantes Do Sem Ribalta, Que Encenam O Casemento Caipira. NESTAEDIção, O Noivo Será O Dramaturgo Artur Azevedo, Escolhido como homeageado por sua pro sua pro sua pro sua pro suuuição àcultura Cultura is very popular. Enquanto Isso, oPúblicode Todas odadespoderáse vivertir com plays brincadeiras junininas.

Direçãoé delimachem Cherem, Marcação da Quadrilha fica por conta de ana de ana paula Casares, coregrografiaé assina da por simone alves eo acompanhamentoserámantoserámantoconduzido porantônioantôniochimarelli.

Criado em 2016 por Sluchem Cherem, produora cultural, artista e pesquisadora circuit, o Coletivo Sem Ribalta nasceu do desejo de transformmar a Praça Afonso Pena em um espaço de arte, convivência e inclusão. Criada em Meio A Lonas, Picadeiros E Bastidores, Sluchem FoiPalhaça Ainda Criança, Seguindo Os Passos do Pai, Limachem Cherem, Que dividiu o picadeiro com olendáriocom olendário Palhaço Carrequinha. PaixãoPelaArte e Pelo riso se Transform emMissão: Ocupar O Palco da Praça, Que Estava Ocioso, E Criar um Espaçodemotiono, inclusive e gratuito e gratuito paracrianças, jovens e Idosos.

– queríamoscriar umespaçoAcessível, sem barreiras sociais oueconômicas, que oferecsecapacitação Artísticaeapresentaçõesparacrianças, jovens eidosos. foi um desafio, mas apraçasemper nos pareceu o lugar ideal para isso – explica sluchem.

ConceiçãoMachadofoi a noiva no Casamento Caipira de 2023 - Foto: Divulgação
ConceiçãoMachadofoi a noiva no Casamento Caipira de 2023 – Foto: Divulgação

SemPatrocínio Fixo, O Coletivo se Mantém Graçasàcolaboração dada cocomunidade e de comerciantes locais, que ajudam com tendas, carros de som oy som oy som oy som oy some oy yecitydevulgação. Atualmente, O grupo conta com Quatro professor fixos e oferece aulas todas as Quintas-feiras, 9H. As Inciriçõesocorrem uma ou duas vezes por ano, depend on dos recursosdisponíveis.

Atividades semanais camnais teatro de rua de rua com ana paula casares, Improvisação edrans coação com limachem cherem, prepareação Ocalemúsica Comantônio chimarelli chimarelli e expressun e expressuntouncome expressintuncom com simone alves. OS Alunos Criam Seusprópriostextos e participates in coletivamente da Construçãodosespetáculos.

Alémda Quadrilha Junina, an agenda, including Picadeiro napraça, Realizado todo segundo domingo domês, comatraçães Circessee teatrais paracrianças; eoespetáculo de final de ano -umaespécied formatura, em que alunos e professor Concebem juntos apeça, do roteiro -cena.

Proposta de Reunir Apenas artist Da Terceira Idade Trouxe Desafios. Sluchem conta que muitos integers carregamin segurançase Traumas, além dasiplipaçõesnaturais do envelhecimento. O Trabalho, Segundo Ela, Foi Criar Um Ambiente de Acolhimento, Em Que Cada Pessoa Pudesse Pudesse seupróprioritmo e, ao mesmo tempo, Se Senir sendir parte de um coletivo.

– o maior desafio foi desconstruir os estigmas Associados à Velhice. Alguns Tinham Medo de Subir Ao Palco, Outros Achavam Quenão Seriam Capazes de Decorar um Texto oudançar. Hoje, Vemos Como Cada Um Encontrou SeuEspaço. oteatron ãonão Só Ativou Memóriascomo devolveu autoestima, vínculos de amizade eaté vontadede viver -conta.

Jonathan Cericola No Palco Do Coletivo Sem Ribalta - Foto: Divulgação
Jonathan Cericola No Palco Do Coletivo Sem Ribalta – Foto: Divulgação

Quadrilha eo Casamento Caipira Surgiram Como uma brincadeira entre os alumos, Mas Cresceramatésetornar parte da da da do Coletivo.

– e ummomento de Cleareação da Memória Afetiva, de Reencontrocom comtradiçõesdainfânciae juventude etambémumauma uma formma de compartilhar esse gegado com a comonidade -comunidade-full sluchem.

para muitos, opalcoémaisdo que umespaço Artístico: éum recontro com a vida. Entre Memórias, Superação EAlegria, Os Ensaios Translasem rotina emdeleasação.

Regina Ramiro, de 76 Anos, Enfrenta Questions DESaúde, Como Asma, Mas Não Abre Mão de Darsar. CADA ENSAI Oétambémumaviagem ao Passado Para Ela:

– Viverémovimento, E Cada ensaio me faz lembrar das festas juninas da minha juventude. Estou Muito Empolygada.

Maria José Barbosa, de 78 anos, lectora seu retorno ao grupos umperíodo afastada erepe sobre sobre sobre a incotig’ncia de senir sendir sendir parte do coletivo.

– Melhor coisa domundoéestarno palco na minha idade. There is no Ano Passado fiquei Ispertibilitada de dayar e recbi muito incentivo para voltar. Hoje Estou Aqui E Muito Feliz – Diz.

o Coletivo Apresentou, Em 2024, peça
o Coletivo Apresentou, Em 2024, peça “nopalco Não TemIdade” – foto: Divulgação

Professor Ana Paula Casares, Responsaul Pelapealação Do Grupo, explica como cadaatividadeé pensada para para para para para para o ritmo e ritmo e ritmo e as Nircessidades de todos:

– fazemos practice coletivos e brincadeiras para critical entrosamento. Adaptamos Cada Atividade de acordo com a Mobilidade eaperidade de cada participants. o mais extirnite u que cada um se desenvolva como ser humano dentro do coletivo. Hoje, Por Explo, Eu Me Emocionei com uma pessoaquenãosabe ler nem escrever se descobrindo Artista. Não Buscamoso Melhor, Mas Que Cada Integrante Se Expresse, Se Relacione E Se Coloque Em Cena.

o diretor limachem cherem, de 69 anos, reforçaadimensão transicadorado teatro para a terceira idade:

– Temos Alunos Que Voltaram A Ter Vontade de Viver Depois de se descobrirem Artist. o teatro ativa amemória, cria amizades, gera autoestima eatéforma casais. Para Eles, émaisdo que arte: évida. o Casamento Caipira Homenageia Artur azevedo, Mas Tambémcelecta força, Alegria ea import’ncia da terceira da terceira idade na culturea.

Aquitememória: igreja da da daha estátuado bellini passam a Intigrar projeto

– Chegar Aos Dez Anos, SemPatrocínioFixoe com Muitos Profissionais atunando de Formauntária, Seráuma Conquista Enme. Queremos Reunir Artistas Que Já Passaram Pelo Coletivo, Oficinas eapresentações Especiais. Seráumafesta deagradecimentoàcomunidadeea todos que a judaram a Manter o projeto Vivo -adianta sluchem.

Enquanto Isso, No Cresente, Praça Fonsopena se Para para para Recerber Mais Umais umaEdição DoCasamento Caipira da Melhor Idade, Um Encontro Encontro em quecriançasParencasaprendem aprendem com os mais mais velhos, eo os mais velhos velhos velhos velhos velhos velhos velhos descobrem descobrem descobrem novas emas developer developer.

– Mais Velho Ensina, O Mais Novo Aprende, EoContrário Também. E Todos Se Everertem. Ératição E Modern Caminhando Juntas – Recovery Professor Ana Paula.

Source link