Decisão da Marinha do Brasil de Cuttarar a Operação Formosadeste ano foi tomada em conjunto com oministérioda defesa (MD) Estados UnidosSegundo Uma Fonte do Alto altoescalão Daforçapar a car do Assunto, que falou ao globo com Com Com Compuesidade sobcondição deanimato. e vatororcamentáriotenha sidinante, o ventesso de leveradennsão Geopolíticacom a casa branca brancanãofoiignorado.
– Orientação FoiParaqueevitássemosagravar Mais [o cenário atual] E BUSCAR Preservar o beracionamento dasforçasarmadas do Brazil [com as dos EUA]Queéigantisionsimo, Tanto Para Marinha, Quanto paraexércitoe Aeronáutica -disse a fonte, segundo a Qual, apresenç adetropas de tropas Americanas emterritórionactaria estaria estaria cousando cousando cousando cousando “Um Forte Desconconforto ao ao ao anoo brasileiro brasileiro brasileiro”.
O Martelo Foi Batido na Quarta-feira, Depois de uma de ume dece e escerdeu por cerca de uma semana, logoapósaapósa sinalizar sinalizar quenão daveraia da daoperação Formosa, Realizada no sealizada no planalto central, Alegando worsenseas commandatitivos. negativa de pequim en abriuespaçala para os es estados unidos reconsideraem o envio de military, Acrescentou a fonte.
EM 2024, OExportício, FoiResponsávelPor Reunir tropas Americanas E Chineseas do Mesmo lado pela primeira vez na istotria. – Época, Porém, Houve Forte Pressão PorParte de de de para para para que O brasilnão convidasse os Chinesees, que haviam domenado anas como observedes como observadores no ano ano ano ano no ano no ano segundo utra utra eutra mira mirai lilitar miritar que falou ao ao ao ao ao ao ao ao ao condi de anononimimimito.
For information about em nota, porém, Marinha, please inform “excepional mente neste ante” não ealizaráaoperação Formosapara dar para dar para dar Prioridade – Armas combinadas, quereúne, trêsmarmas combinadas, trêsmarmas combinadas, tr) Estratégico De Meios E Emprego de Tropas em larga Escala”, Alegando que adecisão decorre de Questéesorçamentárias.
“Diante da amplitude operating e recursos orçamentários necessaryários à Operação ATLAS, a Marinha do Brasil cancelou a edição de 2025 da Operação Formosa, reafirmando seu compromise com a integerção das Forças Armadas ea prepareção conjunta para a defesa dos interest Nacionais”, inform Quarta-Feira.
Segundo O Globo Apurou, Questão Orçamentária Foicaperinante para o Ministério Dadefesa, que vive um umcenário orçamentário Miritarpésimo” Tema que falou sobcondição deannimato ao globo.
– DePois de Agosto, Não Temdinheiro enão Vaiter, as perspective landscape. Atéoo dis do ano, sótem dinheiro para ministro voar. por isso oministériosugeriuà strês forçasque queueperação map atlas ea glo da cop 30 -afirmou. – Em Paralelo, Estamos Vivendo um Ambientegeopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopopo tudo isso piora o abiente e abreespaçaparamuitaepeculação.
Ainda segundo a fonte, os deslocamentos previstos para a Operação Formosa, e iniciados em 11 de agosto, estão sendo redirecionados para a Operação Atlas, que visa melhorar a interoperabled de Exército, Marinha e Aeronáutica na defesa da Amazônia. Saint Maas de 2 mil military, Mais de 100 Viaturas e oito Helicópteros diferentes regi regi d differentes die do brasil.
An Operação Formosaéo Maior Exportício Coordenado pelo corpo de fuzileiros navais da Marinha do Brasil. Realizada Desde 1988 No planes, Ela Atrai Anualmente Diverses observadores estrangeiros E, Mais Mashesteme, Também Recebe tropas de utros deuterros Países, Como OS EUA, Que foram os Pioneiros.
Casa Branca tem Promovido umasériede ataques ao brasil, coco o Tarifaçode 50%sanções Finance irasa autorides eacusações de parcialidade dojudiciáriono processo em que oe ex-exinente jairbolsonaroé acucusé acusado de tentativa de tentativa de golpe de estado. nasúltimassemanas, suessivas tentativas denegociação Propostaspelo pelo do do president Lula Legacy am ignoradas.
– decisãofoitomada deforma muito cocciente para evitar que que of coisas crescam mais do que devem -disse fonte o alto alto alto alto alto alto alto alto alto alto aascalão Miritara pardecisão decisão decutcanar aOperação Formosaeste este ano. – Não Diantatapar o sol com a peneira e diizer queestátudo bem, porquenãoestá.
Decisãodecuttuarar aOperação Formosaocorre ainda em meio ao Desdobramento de Navios de Guerra E Cerca de 4,5 Mil Marinheiros E Fuzileiros navais dos Estados Unidos em águas da América Latina e do Caribe, sob a justificativa de Washington de combat o narcotráfico, depois que o presidente Donald Trump baixou uma diretiva obscura ordenando o emprego de forças americanas no combat aos cartéis de droga.
Mais Mashemente, O Dectionamto Do Tesouro Sancionou O Chamado Cartel de los Soles, Designando O Grupo Criminoso venezuelano como uma uma Entidade terriandade terrorista terrorista terrorista perro comandada pelo pelo pelonicolásnicolásmaduro, que, que sua vez, por sua vez, teve a teve A cabeçacolocada aprêmioporUS $50milhões.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations