à Medidaque os humanos reshape OS Ambientes, Muitas Criaturas São Afastadas. Algumas, No Entanto, Permanecem Outecem Outecem Oute se Juntam anós: os ratos que se alimentam do nosso lixo, os pombos quombos que transformam arranha-arranha-céusem penhascos, os coiotes qoiotes que seentem que seentem sentem sentem tão-
Adicione a essa lista alibélula-azul, Uma aeronauta de Cauda azul com Postura compura compura compunada, pronta para para para decolar. Em Artigo Publica noMêpassadona Revista BMC Ecology and Evolution, Pesquisadores Detalharamastrate égias desobrevivênciadesses insetos, que vivem vivem alegremente nos nos cantos mais maispoluí dospoluí dosdosdo Ambiente Confiente Confiente Confiente Confiente Confiente Confiente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente Constriente
Maioria daslibélulasétão Sensível àpoluiçãoque suapresença Indicaum ecossistemasaudável. “Como Resultsdo, Elas Não Costumamse dar bem em Ambientes Urbanos”, Disse Manpreet Kohli, Assistant Do Baruch College Do da Nova do Nova nova e um dos oforores do Artigo.
libélula-azul inverte essa regra. em toda aamérica do norte, o Inseto Inseto dignora parques nacionais e Prefere as Cidades, Disse Ethan Tolman, Também Autor do Estudo e estudo e Pesquisador de Pós-Doutorado na na Virginia Tech. Enquanto Guiava Alunos Do Ensino Médioem em to Rastanes para coleta de insetos, kohli dotavalibélulaspor toda a cidade de nova de nova be y nova e nova eva e nova eva e nova jersey, com larvas prosperando prosperando emInfiltraç®
“vocêvai pensar: ‘meu deus, tem umarilaaqui?’ eprovavelmente umario-azul”, disse kohli.
AoContrário deal gumasespécies delibélulas, nãosesabe se se se sabe se aslibélulas-azuis migram parrionmente u se deslocam entre entre lagoas. OS AUTORORE DECIDIRAM Researcher COMO COMO CHEMETOS CHEGARAM A DIFERENTES CIDADES E, UMAVEZLá, Como seMantêmgraciosamenteacima daspressõesda vida vida urbana.
Para isso, recorreram a coleções de museus, às próprias coleções construídas ao longo dos anos ea observações do apricativo de ciência cidadã iNaturalist — onde o dash azul está entre as 40 principalis espécies norte-americanas registradas.
AO Comparison OS GENOMAS delibélulas de lagoas artificiais no Tennessee, Nova jersey e Idaho, Equipe decision decision inou quee as aslibélulas-azuis defato se depersam ao ao longo da cost leste leste. Embora aindanão Estejaclaro como ou com que pencia se Movem, descobriram que aslibélulasa les les les les montanhas rochosas rochosas rochosas rochosas rochosas legeiramente mais ligeiramente mais ligeiramente mais longas que as ocidentais as ocidentais, “uma Possívelpaptauspaiofaptausevia para para para)
Assim Que Chegam is Novo Local, Sua Flexibilidade Aumenta a Probabilidade de Prosperarem. Espécieé’Muito Tressente a Mudanças de tempatura eexcitação”, Disse Ellie Gamett, Estudante de Pós-Graduação dodo Museu Americano de Histotoriria De Nova, Que trabalhou no no no artigo.
o Sucesso em lagos de parques e galerias pluviais proven resutade Adaptaçõesque lhes que lhes plusem counter apoluição. Just like the libélulas-azuistêmmas gene dedicados ao as asresse oxidative toxin que a maioria das utras utras extraslibélulase maior e Maior Pacacidade de decompactérias. Emboraapreciemágualimpa, parecem preaeir Ambientes Onde Podem usar essa Vantagem, Disse Tolman, Lembrando-Se de um Grupo deslizando Entre fraldass fraldas flutuantes em um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um
“você definitivamente sente o cheiro desse corpod’águaantes de Vê-lo.e elestásimplesmente fervilhando”, disse elee.
Ryan Caesar, professor at the de Biologia do del Mar College in Texas, Texas, considering the “Inovador” Por Respacity gold ânciaao as asresse emlibélulas. Segundo Ele, O Trabalho desafia aSuposição de Décadas de Que todos os Invertebrados de águaduhguadocesão Sensíveis -sensíveis àsumançasmandais sabientais. There is no Entanto, Caesar ressalta queenãose pode pode pode afirmar que aslibélulas-azuis sejamadaptadas àcidade, jáqueas condiçãesque toleram tampemmentem exists.
OS Pesquisadoresestão Acostumadosa trabalhar comespéciesem declínio Acentuado. Nesse Contact, Gamett Disse Que, Encora O Sucesso da Libélula-Azul Seja “Muito Legal”, Não Devemosnos nos orgulhar anas por intikilitar isso.
“SóPosso Esperar Que Continuemos Criando Ambientes nos Quais uma Gama Maior deespéciespossa sobreviver E Prosperar Conosco”, Acrescentou Gamett.
Enquanto Isso, Moradores Que desejam Alegrarar o di com aVisãodeum inseto azul podem visits the local bar.
SenâContrarem, “Provavelmente Não Estava Ruim O Suficiente”, Disse Tolman. “Tente Novamente Amanhã, Em Algum Lugar Pior.”

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations