Home Politics veja as perdas dos bancos por causa dadecisãoddino sobre a lei magnitsky

veja as perdas dos bancos por causa dadecisãoddino sobre a lei magnitsky

11
0

Like other Bancos brasileiros se desvalorizaram em bloco nopregãodeterça-feira, e deram atônica Dasnogociaçõesda bolsa da bolsa da bolsa de valores de valores de valores de s Paulo B3. o moviemento causou uma perda dr $41,3bilhõesem valor de mercado dasinstituiçõesfinanceiras.

Mas Quais Bancos Tiveram is Maior Perda? e por que as quedas na bolsa afetaram o setorbancário?

emboranãotenhacitado diretamente a lei Americana, o Ministro limitou apricação Automáticade normas estrangeiras no Brazilo que foi visto como umaresposta sançõesimpostas pelos pelos eua sob o de Donald Trump Autoridades brasileiras como o ministro do stf Alexandre de Moraes e-family.

Decisão de Dino foi tomada na tarde de segunda-feira. Mas asações DosbancossóReagiramnaterça-feira. Apósapós Aperestaçãododo stf, o converno Americano, por Meio do Departamento de estado, Soltou counicado afirmando que” nenhum alimunal firstrangeiro pode invalidar Estados Unidos OUPOUPARALGUEM DAS RESASECIAS GRAVES devialá-Las”.

com apoolêmica, just like açdebancos estiveram entre

o IBOVESPA, Principal da Bolsa, Fechou em Baixa de 2,1%, AOS 133.997 Pontos. foi a maior queda num dia desdeoúltimodia dia diabil, dois diaapósoan úncioo dotarifaçododonald donald trump.

Em Valor de Mercado, OS Bancos Perderam, de Acordo com a Bloomberg:

  • Itaú: R $14,71Bilhães;
  • BTG Pactual: R $ 10,747 BI;
  • Banco do Brasil: R $ 7,278 BI;
  • Bradesco: R $ 5,4 BI;
  • Santander:R $3,2 BI.
Desvalorização Dos Bancos – Foto: Arte O Globo

o que diz adicisãodenoe Qual foi areação Doseua

Na Segunda-Feira, O Ministro Flavio DinoDo Supreme Court Federal (STF) decidiu que le lise e Ordens administrative administration Não Produzemefeitos no Brasil de Formaautomática. o Despacho foi feitoapósos estados unidos sancionarem o ministro a alexandre de Moraes com a lei magnitsky, queimpã edristriçõesconômicas, como o bloqueio o bloqueio o bloqueio decontasbancáriase de de bens eem solo em solo Americano.

nadractionação do mercado, lei poderia afetartambém Bancosbrasileos que tenhamesophperaçõesnos eua, comocaptaç Captaç (Mas, ao exigir que asstituições consulting consulting firm Ostf sobre final apricação dele lise de uterrospaíses, dino pode ter criado criado uma encruzilhada para para para os bancos, nadractionação decomentade Analistas de Analistas de Mercado.

Após a decisão de Dino, o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, órgão vinculado ao Departamento de Estado dos EUA, afirmou que Moraes é “tóxico para todas as empresas e indivíduos legítimos que buscam acesso aos EUA e seus mercados” e que “nenhum court estrangeiro pode invalidarsanções dos dos estados unidos ou pouparal guémdas reseationncias graves devirá-las”.

Ainda Segundo O Texto, Americanosestão Proibidos de Fazer de Fazertransaçõescomo Ministro, Enquanto Cidadãos deuterros Países “Devem Agir Com Cautela”. o counicado foi pela pela embaixada america no brasil.

Para Rafael Passos, Analista da Ajax Investimentos, Escalada dastens Other Institutes Sobre O Tema Pressionam Os Ativos de Forma Geral Geral Nesta Terça, Em Os Bancos:

– desde que tivemos A (Institutenalização Da) Lei Magnitsky, Poderíamoster essecondágioemprêmioderisco de risco de risco Instucional em estatais e bancos. Hoje o que a Gentevênessa perspão Mais Baixa, principal Desses Bancos, éreflexodessa escalada eScalada aqui aqui aqui aqui extre stf estados eStados unidos. E, de forma geralizada, vemos esse ese mau humor Quando Olhamos a curva de juros ecâmbio -afirma.

Emrelatório, étoresanchez, economist da Ativa Investimentos, afirmou que o despacho despacho dinoddininoédianportunodunodiante dasituação delicadedelicada entre eua eos eua:

“Esse Jogo de Retórica Teatamente bias, Medida que traz iNditamente umaeveraçãodorisco-país, Mitigando Investimentosososs Instantaneamente e com efeito e com efeito e com efeito primemengado”, diz o cancomenista emista em trecho daanálise.

odólar commercial à Vistatambémfoi persionado peladecisão, fechando em alta de 1,19%, concostado nos r $5,50, aos r $5,4993. curva de juros, que precifica a Perspectiva de comoestarãoos juros no futuro, apresentava alta para para para para os contatos entre oiníciode 2026 e 2031.

Como Notification Colunista Malu Gaspar naterça-feira, situaçãotem causadpreocupaçãonãonésónos Investidores, mastambémna Cúpulados bancos brasileirosJáqueadecisão Pode Causar impasse naatuação Das Instituições Financeiras.

Na Leitura de Eduardo Grübler, Gestor Multimercados da Amw, Decisão de Que, ordens Internets Internacionaisnão Valempara o brasil de Forma autoautomáticaautomáticacoloca os bancos os bancos brasileiros brasileiros brasileiros numaposição de in incerteza de incerteza, o que of ugugenta osspentores:

– gentleman temeumcenário Muitoperocupante para os bancos, jáqueure ens exteitam essadecisão (decteida por dino) ourriscamretaliações, como serem deverem oferem decrem dec do swift, swift, rede de de pagamentos internacionais- internacionais- ele diz.

Rodrigo Marcatti, CEO of Economics Da Veedha Investimentos, Avalia Que Os Bancos Podem se em uma Encruzilhada caso o opremo caso o opremo apremo federal (STF) determines o descumprimento da lei magnitsky.

Ele Lembra Que Muitas Instituições Financeiras Brasileiras Têmperações No external, Associadas aescritórios E Bancos e Bancos Americanos, Além de Relaçães commultinacionais. Nesse Cenário, Afirma, Os Bancos Ficariam Diante do risco de carprir uma ordem do do do do do stf que poderia, Por Outro Lado, result em Multas Ou Impact of Impact diretos diretos nosnegócios Internacionais dessasasasasasasasasasasi Tituçães.

– vai ficar no limit o banco ser o Responsauvel por tomar um risco, ao ao atender um ordem do supremo, Ou algo que que pode trazer trazer trazer multa e Impact osnegócios Das Instituizées.

Pedro Moreira, sócioda One Investimentos, diz que os bancos agora se encontram numa saia justta entre cumprir o que foi foi counicado pelo pelo ministro dino ou seguir aaplicaçãodada da lei magnitsky.

Ele diz que ocenário Mais Extremo seria aaplicação de Sançãoos bancos bancos brasileiros, o que seria bem devastador por conta do Impact to Impact Impact to Impact Impact naatuação dos bancos bancos bancos bancos bancos bancos bancos no Mercado Interthacional.

– o maiorriscoéos bancos brasileiros perderem a participant no mercado international. E Lembrando, Grande Parte Dos Bancos bancos brasileirostêmuumauma dossieste no Mercado Americano E, Caso Acontecessaplicação Dessalei sua sua sua sua sua na sua sua na sua na sua na sua formma maisrígida Bancário Aqui.

Já Felipe Sant’anna, Especialista em Investimentos da Axia Investment, Observa Queainda Hápoucas Sinformações Vindas dos dos dos estados unidos, Especialmente das empresas do setor financeiro. Ele diz que houve um afastamentoEleplomáticoentre brasil e estados unidos e quenãohá, atéo Momento, mass sinal de Mudança Nesse Quadro.

Alémdisso, afirma que as Informações Sobreaaplicaçãodada lei magnitsky permanecem drestecem drestritas, jáque envolvem casos sifeSuais, como o do ministro a alexandre de Moraes.

– Nós Não Temos as Informaçõeseo stftambém Não Libera, Principal Porque Seriam Casos Pessoais, Seria uma apricação Emumaem uma uma uma pessoafísica.

Sant’anna Lembra que Eventuais Sançães Poderiamatingir pessoasfísicase ter reclexos, por exemplo, no uso decartõesmitidos emitidos por bandeiras internacionais. Segundo Ele, Como Visa E Mastercard Têm Suassuas sulsizes nos estados unidos, Os Bancos brasileiros poderiam poderiam ser Infactigados caso houvesse houvessedristriçõesimpostas a cepletas a sancionados. Também Não Estáclarose Outras Platformas, Como Apple Pay Ou Android Pay, Poderiam Ser Afetadas.

Source link

Previous articlePause time: Covid privilege history
Next articleTrump’s war on college anti-Semitism may be too far away
Prabhat Sharma

Senior News Analyst & National Affairs Writer

Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.

He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.

When he's not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations