Home Politics Castiel Vitorino Brasileiro Busca’Curar’feridas com obras sobre amã desaparecida e mazelas coletivas

Castiel Vitorino Brasileiro Busca’Curar’feridas com obras sobre amã desaparecida e mazelas coletivas

8
0

Enquanto na Mitologia grega plays Sereias Sindinificadas como Perigosas, Seduzindo Marinheiros E Os Afogando, figura Mais similar to Elas natradição Afro-Diaspórica Estásestáscopancula cura e ao ao ao ao ao ao cuidado. Castiel Vitorino Brasileiro Se Aproxima Dessa Segunda Concepção. Seus Trabalhos – Em Cartaz naExposição “Eternovulneável”, no solar dos abacaxis, no Centro Rio -têmum Sentidocurativo para para para para para para para para para para para para para elaprópria, cujas feridas feridas feridas predendem predendem pretendem pretendem conferir conferir tamferir tamferirtambém Dimenspirititituaissis eséséais -uaa oa obra obra obra obra obra obra obra.

Naexosição, Artista Apresenta 40 Obrasinéditas, Entre Pinturas, Instalações, Esculturas, Mosaicos, Cerâmicas, Têxteis, Desenhosevídeos. Todas Foram criadas partir do tema da da free, norteia que norteia tocomemorações do 10º Anniversáriodada Iniciativa que deu deu deu oinem aoeSpaço.

– Se Minha Arte Não PromoverCura em Mim, Não exists in Razão Para Fazêla. Tenho umadedicação NoMomento de pintar Uma Tela, de Escolher Uma Cor…Sinto Um Prazer Enme pinme Pintando, Fazendo Um Desenho, Criando Umosaico, Criando um Mosaico. Arteéésempercurativa -Afirma A Artista Capixaba, Uma Das vendoras doprêmioPipade 2021.

Artista Castiel Vitorino Brasileiro – Foto: Felipe Amarelo/Divulgação

Castiel diz, Entretano, Que SuaArte Não Temcomo Commisso “Curar” Outras Pessoas, Mas “Criar portunidades para arevisãodanossa aight) Ela Percebe que exists in Chagas que precisam ser passadas limpo, e temintenção defazer isso por meio de seus trabalhos:

– Maior Ferida Que eu eu tenho oo Brasil nessa forlatial fibora emnível race, degêneroe d de class. Emível Coletivo, Mas Tambémnos nissionuais exist.

Associação da Artista a uma Sereianão Não Palavrasao acaso. Castiel Chega Mustel uma tatuagem em sua pele que fazncia ao sermitológico.

Parte considered das obasfazão àmãdecasttiel, Ingrid, Cujo desaparecimento ocorreu definitivamente em 2009. Em um Plano Alto naexposição, ArtistadispTõE15 Esculturas Consaicos com Mosaicos sobre dorments de Madeira, Cada Um Pesando Cerca de 50 kg. Para Ela, Osa Mosaicos São Comofragmentaçõesque buscam reellaborar aPresença Afetiva, Ainda na Perspectiva de Cura.

Bernardo Mosqueira, Que divides Curadoria da Mostra com Matheus Morani, Afirma que O Tempo Decorrido desrido desde o Desaparecimento da Mãe Da Mãe Da Artista an Instiga a refletir a repletir sobre soaliDade:

– Castiel Fazuma Reportionaçãoem Torno do tempo. Nãoéalgo linear, Progecesivo Ou Mensurável. Mas Um Tempo Que Retorna, Reverte Eécíclico. éuma Ideiapróximado pensamento Bantu (Relativo a povos da a frica Central), dacompreensão dotempo em umadimensão emque o antes, o agora eo eo depois sstunnneos e se transformam.

Castiel Acredita que a Mãe Morreue Vive Um Luto Constante, Buscando Manto Sua Presença Tambémpor Meio da Arte. Para Mosqueira, Essaprodução Predeo entendimento dos ancestrais como seres “vivos e Presentes”, em que ocultoà memóriria éuma éuma uma fortalecimento para para para para seguir adiante.

Obra de Castiel vitorino brasileiro emexposição no solar dos abacaxis, no centro do rio - foto: Renato Mangolin/Divulgação
Obra de Castiel vitorino brasileiro emexposição no solar dos abacaxis, no centro do rio – foto: Renato Mangolin/Divulgação

Artista afirma que otítulo Daexosição, “Eternovulnerável”, Foi Escolhido Como Uma Forma descrever descrever seu conceito de liberdade -uma laboratory dercia duradoura, que se traveluz de traduz de traveruz demúltipas formmas permanecepermente frolag frolfrágil. Para ela, aliás, free cura cura cura cura curain termos com com prineadospróximos. Ausência da Mãe, Acelerou Sua Busca Por free activities:

– Émuito The cruel Uma Criançade10 Anos ter Que lidar com isso -diz Castiel, Que Guarda Lembranças de Ingrid Com Afeto. – Ela Reconheceu A Minha Transexualidade Ainda nainfância. Dizia: “vocêdeveriater nascido uma mulher”.

Reflexão Sobreoslaços family famiariares seescenende àrelaçãocomaavó, julite, que produz parte das telas telas empidas noespaço. Castiel afirma verumasosiação Entreos desenhos deflores que faz e osdaavó, que a crioapóso desaparecimento da Mãe. Outro Personagempróximoqueaparecéo pai da Artista, Ligado aos peixes que Ela pinta em algumas de suas telas.

Obra de Castiel vitorino brasileiro emexposição no solar dos abacaxis, no centro do rio - foto: Renato Mangolin/Divulgação
Obra de Castiel vitorino brasileiro emexposição no solar dos abacaxis, no centro do rio – foto: Renato Mangolin/Divulgação

diretor-executivo do solar dos abacaxis, adriano carneiro de Mendonça LembraQue, Enquanto oespaço Cheera10 Anos, Castiel Alcançarásesa Marcaem2026. Ne Seperíodo, Nesse Período, Houve diversas percerias percerias percerias percerias percerias percerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias parcerias par Outro ponto em coum que elevêéa free, Um Tema Que Ela Expressa em Seus Trabalhos.

– o Solar Nasce Falando Sobre Free, Do Exportício Dacidadania, da Relação Entre as Pessoas E Dessas e dessas pessoas com a arte eoseSpaços deuma de uma de uma formma mais mais aberta e lega e Alegre. enósqueremos aprofundar nesse tema da da iberdade, uspectivas que se abrem, usando aa at aa arte eo pensamentoartísticocomo como um meio.

onde: Solar DOS ABACAXIS. Rua Do Senado, 48, Centro -RJ. Visitação: Quarta asábado, das 10h – 18h. Até1de Novemberro. quantum: free. Classification: Liver.

Source link