o Conselho Administration Administration Defesa Econômica (Cade) Sustendeu, Na noite de Ontem, Chamada Moratóriada Soja” Amazônia – Decisão Fortemente critic por Ongs Ambientalistas, Três Meses da Cop30, Em Belém.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) anunciou na noite de segunda-feira a suspensão como uma “medida preventiva”, ao considerar que o acordo, vigente desde 2006, “constitui um pacto de não concorrência entre empresas que prejudica a exportação de soja”. E ABRIU UM QUACHRITO INDURICONATIVO PARA Investigator Soster (Consuta de consuta de consuta de conduta antypetiva para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para 30 empresas do do do setor, intemantes do grupo de trabalho da soja soja.
O Brasiléo Maior Exportador Mundial de Soja, Eaventão Dafratheira agrícolaéumauma das frentes de Devastação devastação debiomas como o cerrado o cerrado eaamazônia.
Cerca de trinta empresas exportadorassignatáriasdaoratória-entre elas gigantes como aa vishima cargill ea francesa louis dreyfus -têmdez diz diz para para para se desvincular de desvular do acordo, sob pena de pena de pesadas mortas.
o cade decidiu abrir um processo contra esempresasapósappors recaller um pedido dacomissão deagricultura da dacâmarados dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos dos do Agronegócio.
denúnciaapontou que as empresas que adaderiram à moratória Teriamcordadoemnãodquirririririrorpusivamente soja de produtores comcomáreacritia e regi e regi em regi em regi em regi em regi em regi;
Acordo Foi Fruto dePressão Europe
Moratória Havia Sido Assinada Em 2006 Por stands for Da Indústriada Soja, Sob Pressão Pressimalmente do Mercado Europeu, Diane doavanço Do desmatamentona Amazônia.
As Empresas Commercialisadorassignatáriasse commercialis anão commercialis soja proven deáreas desmatadas a Partir de 2008 Na Maior Floresta Tropical do Mundo.
Suspension, Anunciada pelo cade no noite de Ontem, Proveocou uma onda de Críticas de Organiaçõescomocomo a chance Earth, para a Qual a Qual abre caminho para ainda ainda ainda ainda ainda ainda ainda ainda ainda desmatamento em um dos ecossistemas ecossistemas maissemas vitai vitai do planeta”.
— É inconcebível que a moratória tenha sido suspendsa a três meses da COP30, a conferência da ONU sobre o clima, que será realizada em novelmbro na cidade amazônica de Belém — lamentou Cristiane Mazetti, representante do Greenpeace no Brasil, citada em counicado. – Sem a Moratóriada Soja, Axchincada Um Dos Acordos Multistoriais Mais Eficazes Do Mundo, Abre-Se Caminho Para A Soja a soja voltar a Ser um Grande vector desmatamento desmatamento desmatamento naamazônia
supstenão “estimated desmatamento (…) e consumer do direito de escolher produtosquenãoprodumuam para adevastação daaazemônia”
Segundo Váriasongs, o Desmatamento caiu 69% Entre 2009 E 2022 Nasáreas in na Moratória DaSoja.
DECISão DoCade, Por Outro Lado, Foi Cleyada pelasociação deprodutores de soja do do eStado eastadoamazônicodemato de mato de Matro-oeste (Centro-oeste), que uma medida’histouririca na tafe of thisto uma medida”
Em um communicado divulgado na noite de ontem, o Cade informou que sua Superintendência-Geral (SG) apurou que o acordo reuniu empresas privadas concorrentes no chamado Grupo de Trabalho da Soja, com a finalidade de monitorar o mercado estabelecer condições para a compra da commodity no País.
“ para a sg/cade, tal accordo constitui um acord anti-concorrentes que que prejudicam aExportação desoja. Diantediante dessecenário, foi adotada medida medida medida drivestiva destractiva destractiva, deformandado Informinar InformaçõesComerciais Cotiretes – Venda, Produção Ouquisição desoja, Bem como que se abstenha de contrastar Processos de auditoria de auditoria Documentos Relaciona dos à Moratória De Seussítioseltretônicos”, Inforsou O Cade, Que Vai investigator Indícios de Que O Acordo tenha tenha tenha hallcia nos nos nos nos nos nos nos nos nos nos nos nos nos da merchandise.
Mas segundo as organizações ambientais, o acordo nunca representou um entrave para o crescimento da produção na região amazônica, que registrou um amento de 344% entre 2009 e 2022. Por outro lado, a redução de 69% do desmatamento do bioma, no mesmo período, demonstra a Eficácia Da Moratória DaSoja.
“ O Brasil Possui um Vasto de terras degradadas que podem ser reabilitadas eInformadas àprodução Agrícola, Sem a Pliseidade deavançarsibresobre sobre sobre sobrenovasáreas de floresta”destaca nota notta notta notta uppurota assinada assinada pucuparada pluperada pela pela wwff-brasil.
o wwf brasil avaliou por meio de nota, que a stand for Que Que a Moratóriaririada Sojaéumauma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma
“com uma abordagem claramente negacionista dos efeitos dasmudançasclimáticas, quejáImpactam severamente aprodução rural brasileira, Esses grupos stands for Visão Maisreógradado agro brasileiro”
Acrescenta ainda que adecisão “pune quem protege as florestas efore effore quem mais lucra com adestruiçãodaapmônia”.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations