A Niterói de um século atrás resurge em preto e branco, exibida com sons que ajudam a dar vida a cenas de um tempo em que bonds cruzavam as ruas, barcas eram a principal ligação com o Rio de Janeiro ea Praia de Icaraí ainda ostentava arees de balneário Tranquilo. As Imagens, Registradas EM 1921, Compiladas por Rafael Guimarães, Executive Director Perfil Rio Secreto, E Ganharam Edição Com Apoio do Memória Fluminense, da Uff, da Uff, que auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliou auxiliioos arioioos acomo ogragaiotá. OVídeo, Originalmente Mudo, Foi Sonorizado Durante O Processo de Edição, Para Transportar o Espectador – Atmosferadaépoca.
- Ponte Rio-Niterói: audiência Públicavai dismutir proposals de obras para melhorar fluidez dotrânsito
- Novidades does not have Carnaval de Niterói: Caminho Niemeyer Terá Passarelaem linha reta em 2026
o Centro Fervilhava Com Bondes Que Serpenteavam Pelas Ruas, Enquanto o Embarque nas barcas era Rotina de quem atravessava abaía de guanabara. Ao Fundo, Erguiam-se Casar õesedifíciosque hoje hojesão Rarosou desapareceram, spertituí dospor construmuções modern. Ao AssistiràsCenas, O Espectador pode se Imaginar andando por uma cidade menus verticalizada, onde o prom se econtrava com o casario baixo e os o os e ose e ose e os as Barcas levavam levavam passageiros sem Pressa.
As images, compiladas do film “Rambles ’round Rio” (1921), de Freeman Owens, também registrationam um evento marcante: a visita da tripulação do couraçado USS Idaho, navio de guerra americano que atracou no Rio de Janeiro em 1921 e cuja passagem pelo país simbolizou o estreitamento dasrelações diplomat com es es es es es es es es es unidos noiníciodoséculoxx. Presençadadaembarcaçãofoitocipo de uriosidade emvimentaçãonascidades do enentorno dadabaía, also including niteroi.
Compare niteróidaquelaépocacom athualé Inevitável. o Transportepúblico, que noiníciodosé culopassado era dominado por bondes e barcas, cedeuespaçoaônibus, carros, motos e bicicletas. As Barcas Seguem Como Elo com o rio, Mas o ritmo eo estilo de vida mudaram militant, Em Grande partegraças-construçãodada Ponte rio-niterói. o Crescimento Populacional, verticalizaçãoeaampliação Da Malha Viária Transformama paisagem E, com ela, o cotidiano dos Moradores.
Guimarães ContaQue Encontrou Oví deopor acaso, Durante Suas Buscas por registroshistóricos. Semformação Acadicmica em História, Mascompaixão Pelotema, Elemantémo perfil para carbartilhar Curiosity, Históriase Images a antigas.
– SOU, DIGAMOS, UM PESQUINDOR independent. Garimpo Fotografias E, Mais Raramente, Vídeos. Resolvi Editorial Esse Filme, Corrigindo A Velocidade E Adicionando Sonoplastia, Para que as Pessoas Pudessem sendir um puco um puco mais daquele tempo. meuobjetivoéal cançaropúblicoem geral enão Apenas Historia Dores. fotografias eví deosantigos servem para resgatar amemória, masnão para romantismoesté éticoou comparaçõesvazias vazias com o presente. Servem Para Levantar speaks. Eles nos ajudam a tender como era
o perfil, explicaguimarães, nasceu de desejo de presererhistóriaspuco conhecidas. Uma das inspirações veio do livro “O subterrâneo do Morro do Castelo”, de Lima Barreto, que o fez mergulhar em narrativas esquecidas sobre o povo do Rio, muitas vezes apagadas da história of icial. Entre Seus Planos Estáa Publicaçãodeum Livro Reunindo Essas descobertas eacriaçãodeesculturas de persanagenshistóricos popular, Paraá-los emmonomentospúblicos.
o trabalho, no entanto, tambémémexp Éecarência depolíticas spúblicas depreservação da Memória. Para Guimarãeso a Materias como oví deodeniteróide 1921 deveria ser garantido por acervos digitais mantidos pelo pelo pelo poderpúblico.
– Nnão Tenho orgulho algum de ter achado essevídeo antigo deniterói. Esse tipo de veria deveria serde Fácilaceso a todos -calliza.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations