Em Um Documento de 197páginas, former president Jair Bolsonaro Apresentou Nesta Quarta-feira asalegaçãesfinaisfinais no Processo que que otantigomandaatáriosobre sobre sobre a trama golpista. Nos Memoriais, Audima oportunidade de a posicionar por escrito nos autos antes do julgamento, os advogados de bolsonaro elencaram elencaram todos todos os grigntos que que supentam aposiçção aposição no process.
Assim como nos últimos meses, a estratégia da defesa não se limitou anas a rebater o mérito das acusações, mas também questionar a legitimidade do processo e distanciar Bolsonaro dos atos políticos que culminaram nos atos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do do do depadiram e depredaram osprédios do do do gongresso nacional, do do opremo apremo federal e dapresidência da daprepública.
Entenda, Em Sete Pontos, OS parameters que a defesa apresentou:
1.
des de oinício Das Reportingações, Um Dos Pontos principalados Question ados tanto peloproprio ex-Presidente jair bolsonaro por por Seus por advogados ealia dosé anaparópriprio Process prosposo o vistracto o Respocya o vistracta o distructiona. Algumas dasalegaçães, Como issue ênciada primeira turma ea do do do ministro alexandre de Moraes, Já Foramrechazadas pelo pelemo supremo supremo supremo supremo supremo supremo supremo supremo supremo supremo federal em em eros julgamentos, Mas Mas Podem podem podem voltar -podem voltar -tona no julgactamento.
Nas alegações finais, entretanto, os advogados pedem, por exemplo, que seja reconhecido o cerceamento de fesa pela dificuldate em ter acesso às provas e tempo hábil para sua análise, seja em razão da divisão das acusações em diversas denúncias Divididas pornúcleo, como pela peraproibição da participants dafesa nas demais demaisaudiências.
“Se, durante muitos meses, a polícia federal ea PGR ouviram todos os áudios, leram todas as mensagens e estudaram o caderno inteiro, então também à defesa deveria ser permitdo o fzer, sendo obbrigatória a juntada completeta da prova aos autos. E, para tanto, é indispensávela fempohábil consesão de tempohábil”, afirmaram os advogados.
Emrelação Ao Mérito Da Acusação, defesa de bolsonaro Questiona dois pontos principalais trazidos comoevidênciaspelaacusação O Documento, Encontrado na casa do do dajustiça Andiça Andersontorres etambémencontrado no celular do tonente-coronel mauro cid tinha, Entre utros objetivos, decretação deum estado desítio.
Desde o início, a defesa argumenta que se trata de um documento apócrifo e que Bolsonaro anas tratou dele em um contexto de busca de alternativeis constitucionais à derrota na eleição de 2026 e que não foi colocado em prática.
Nas AlegaçõesFinais, Os Advogados Destacam que Durante aInvestionação Foram Citadas differentes ververentes vastnes da minute, Mas que nenhuma delas foi foi foi foi foi foi foi foi foi foi foi foi hormormente presente apresentada nos nos autos.
“ tudo giraria em torno wealth Rentes other de umanuta que nunca vieram aos ausos e nunca foram lidas pornureuém. afirmaram os Advogados.
3.
Outro Ponto Questionado Pela protests Colocar emdescré dito acolaboração Firmadaintre of tenente-coronel mauro cid eapolícia eapolícia federal, pelo pelo pelo pelo ministro alexandre de Moraes. The essence of para aacusação, delação decid conecta jair bolsonaro aos de blanejamento de um de um golpe de estado, como a discussion Ediçãoda “minuta do do golpe”.
Para a Defesa, Entretano, Os Depomentos de Cidnão Podemser fivestados conciáveiseo delator para obter os fornedcios fornedcios penais e salvar a si mesmo no Processo. OS Advogados Destacam, Por exemplo, Inconsistentênciasnos seus divers depomentos antes e depois depois depois depois de firmmar o acordo decolaboração Premiada.
“San Mudos Oscos dacolaboração. DeInício, Falta um Elemento’s basics: voluntary. Apontasse O’s former president Jair Bolsonaro coolíderde Uma Trama Golpista, Escreveram OS Advogados.
4.
Outro Ponto Central para aacusação as Reuni eRealizadas entre bolsonaro eostrêscomandantes das forças forçasarmadas noperíodonoperíodono derrota eetoral no pleito eleto no pleito eleto eleite eea possesse ea possesse de lula de lula de lula. Em Seus DePoimentos, Os ex-comandantes Freire Gomes (Exército)
Em Seu DePoimento, Bolsonaro Minimizouaiimportância Dessasreuniões, Indicando que foram discussidas anas anas externativas “dentro da constituizous” Nas alegações finais, a defesa argumenta que, para uma eventual condenação, seria preciso enterder que a discussion ão de um decreto de Estado de Defesa seria um atividade inconstitucional, já que a Constituição prevê a possible de decretação de estado defesa.
“em primeiro lugar o exentee, se de fato pretended to be da Andamento de Fato, Uma Vez tomada acisão debuscar-se uma duas duas medidas exceptionpcionais, háum Ritoháum Rito formal a ser observado em ambashipóteses”
Outro ponto destacado pela defesa é o fato de que o governmento Bolsonaro adotou medidas para a transição de poder para o governmento Lula, o que, segundo os advogados de Bolsonaro, seria incompatível com a idea de que o ex-presidente planejava um golpe. um dos grigntos apresentados pela violates posse andcipada dos dos comandantes dasforçasnonnovo convello.
“ trata-se de pova que eminina a mais dimppresura das premissasasasasasasasasasasasasaSasasasaSasasaSasasaSasasaSasasaSasasaSasasaSasasaSasasai. Transição Entreos expornos”, Afirmou a Defesa.
6.
Em relação ao 8 de janeiro, um dos pontos destacados pela defesa é o fato de que Bolsonaro deixou o país no dia 30 de dezembro, dois dias antes da possesse do presidente Lula e dez dias antes da invasão e depredação dos prédios públicos em Brasília. OS Advogados grignnam que bolsonaronão poderia ter orquestrado umaunewasão Enquantose encontrava emontrava em erro antropaís.
A Defesa Destacou Que, Em Live Transmitida Antes da Viagem, Bolsonaro Teria afirmado querechaçava ECondenava Quandenava Qualquer Ato Violence.
“Ou seja, quando o Peticionário (Bolsonaro) deixou o país, os acampamentos já estavam desmobilizados. E antes deixar o país, o ex-presidente também havia garantido a transição do governorno de form não só tranquila, mas também eficaz”, apontou a defesa.
por fim, defesa griginsa que bolsonaronãopode ser condenado por uma tentativa de golpe que, a seu ver, nãocorreu, nãocorreu, jáquenenhum dos dos dos dos levantados levantados pelaacusação Acusaçãoultrapassaram oltrapassaram o limited limited da preparera da prepareda preparepara dapreparação. Ou Seja, de Quenão Houve Atos Concretos, Porte de Bolsonaro, Para aExecução Dogolpe. Já Nasustentação oral feita quando do do recbimento daúncia, o advogado do do do do do do do do do do do do do do do do do de de de de de d de ddenúncia, celso vilardi, destacou que que que que que que que onão Estavam presents Os requestos legas legas para o Crime, Especificity O crime, Especificity o de “VioLência Ouameaça”. Bolsonaro Também questioned ponto ao Quessar que Um Golpe exigiria “Tanque Na Rua, Arma, Concpiração”.
“PGR, no Entanto, Imputa aopeticionário, Como se atos criminosos fossem, Os Seus Discursos eleitorais e suas e suas e suaseverstaçõescom Críticas Ao Sisteasao sistema ao sistema e sistema e sistema e sistema e sistema e sistema e sistema e sistema e nicode votação. “criminosos” limitam-se aeverestação deopinião Política, que Integra e semper acompanhou a vidapúblicaopeticário”, afirmaram os advogados.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations