o que oo brasil veria se se olhasse without espelho? ESSA PERGUNTA NORTEOU NONA MESA DESTA DESTA23ªFESTATALIAINATIAMIALDE PARATY (FLIP), “O Brasil no Espelho”, Que Reuniu O Jornalista Tiago Rogero Ea Historialiadiadiadiadiadiadiadiaadoraynaêlopesdos santos sob asuderizãodaescritora juliana borges nesta sexta-feira (1º), 12h. Mesa Foi Uma Verdadeira Aula, Acompanhada Atenta Pelo Público, Que Nãoese cansou de aplaudir os ofores.
- “Porca Gorda”: jéssicabalbinolança romance na flip e leva debate sobre o peso do proponceito
- Sandro Veronesi na Flip: “Like the St. Quase todasordináriasaos olhos das utras’
Rogeroéésmotentedo Jornal Britânico Guardian naaméricado sul e autor “Projeto Querino”, Podcast Que Virou Livro eprop õeumolhar afrafocentrado sobre aHistóriado Brasil. Ynaêé Faculty DA University Federal Fluminense (UFF) E autora de livros como “irmãs doatlântico: Escravidãoe Espaço Urbanono Rio de Janeiro e em Havana (1763-1843)”, Publicado Pela pela Record.
OS Dois sustainiram que a Imagem do brasil mostrada por um espelho hextonãoénadalisonjeira.
– An Imagemnão Vaiser bonita, O Brasil Não Está Paraadopara para -disse Rogero, Que falou de Uma de uma receptagemRecent Que Ele ele fez em curitiba com Refugiados Cubanos. – o brasileiro adora falarqueéum povo carinhoso, acolhedor, mas os os os os os o cubanos que eu eu ouvi, Maioria afrodescndente, dissereram que o brasileiro fechado. Mas Seráque O Brasileiroé fe Chadocom todo mundo? éfechadocom o imigrante Europe? O Mimigrante Europeu, Para Fazer Parte Da Galera, Não Custa Muito. Image do brasil noespelhoémaisfeiia do que o brasileiro quer affitir.
Ynaê insisted on Racismo, “Se esttrutura como uma umalómogicade of furance ação society” Em Seuúltimo Livro, Ela estudou como o rio de janeiro e havana se desenvolveram como as Maiores Cidades eScravistas do Mundo noséculoxix. Ela explore como, após a Revolução Haitiana, na virada do século XVIII ao XIX, que proclamou a república e aboliu a escravidão, as elites de Brasil, Estados Unidos e Cuba dobraram a postta no funiro, em articulação com a Revolução Industrial na Europa.
– Emúltima Instância, Revolução Industry Só Aconteceu Porque Tinha Escravidão Aqui. oCapitalismoémais Complexo makes a gentleman imagination, Cabe Muito Mais Coisa Nele, including Escravidão. Elite organization SE organization Paramante (Manter) Escravid Quando Já Hahahahaviaum discurso abolicionista muito forte. Brazil E Cuba cuba doisterritóriosque apostaram no que oo (History) Luiz Felipe de Alencastro Chamou de “Escravidão Do Futuro”.
As Cotas Tambémforam tema da Mesa. Ynaê celebrates transforma que asaç$afirmatisaspropocaram nas university.
– Sou militants are a favored das cotas. tem que ter cota para tudo no brasil. Gentleman precisa mudar agora a vida das pessoas negras – radiating historian. – Tem Que Trigutar As Grandes Fortunas Também, Porque Não exists in Anirracismo sem sem Distribuiçãoderenda.
Rogero Lembrou que as Cotas, Distrentemente do que dizemos Críticos, já saint society e negras negras, mastambém Pessoaspobres, indígenase com com com com com deficiência.
– Luta das pessoas negras nunca foi para dividir. Quando OS Japones Chegaram Na Liberdade, Em Sao Paulo, Seus Filhos Acolhidos nas nas Escolas da Frente negra negra brasileira -afirmou. – The obvious quem mais se prejudica com o racismosão as Pessoas Negras, quenãotêmdireito a sonhar, viver. tudo pode estar dando certo, seu time pode ter ganhado a copa do brasil, mas uma uma axperaedncia talven talvez velada do racismo pode pode acabar com tudo. Quecabilidade de Resolver issoé daspessoas brancas, que se bensiciam do Racismo. A gentleman lutando para fazer umpaís Melhor Para Todos. umpaís Ondetodostêmcondiçõespara se desenvolvernãovaivai vai ser melhor para todo mundo?
OS Autororestambém frisaram a Persircesidade de reparar financeiramente, such as cometidas conta contapopulação Negraao longodaistóriado Brasil.
Paulo Leminskiauto do homenageado nesta flip, tambémdeu plays Caras na Mesa. Mediadora Juliana Borges Lembrou Que O poeta se descrevia como “Afro-Polaco”, Oquenão’s oightava uightava umaAdesão AoMito Mito demparcia race. Partir dessapropocação Leminskiana, Ela Propôsum Debate sobre a Mestiçagem Brasileira.
– Mestiçageméumtema inaincontornável, nóssomosumpaís Mestiço. Questãoé sososensinapanados a tomar amestiçagemcomosinônimode brandura. HáDois Mitos Naistória Brasileira. o mito demanda democratic eo de que de que somos uma sociedade harmoniosa epacífica, quando emváriosMomentososososvivemos- beira beira beira da guerra civilian. Junção Dessesdois deu certo ea MestiçagemServiu para explain o brasil -afirmouynaê. – o sissialan ão ée conconthecerque amestiçagemé incontornável, mas como a gentelêlêamestiçagem. Elaéfrutodaiverência.
Mesa acabou comynaêe rogero sendo aplaudidos depépúblico.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations