o Banco Central (BC) determine que todas as instituições financeiras e de pagamento passem a rejeitar transferências destinedas a contas com indícios consistentes de fraude, numa of ensiva para conter o avanço de golpes e ataques cibernéticos no país. Norma JáEntrou em Vigor E OS Bancos Têmaté13de Outubro de 2025 Para Adumuf Audufim Seus Sistemas, Sob Pena de Sanções.
A medida atinge qualquer instrumento de pagamento — Pix, TED, DOC, boletos, cartões e outros — e exige que as instituições utilization todas as informações disponíveis, inclusive bases de dados públicas eprivadas, para avaliar se uma conta pode estar envolvida em esquemas criticos. Caso O Bloqueio seja efetuado, o dar conta precisa ser counicado.
segundo o bc, oobjetivoé Intermerperrapademente o dinheiro para para para contas usadas em fraud, Uma das (Uma das principalais brechas brechas exploreradas por quadrilhas specialzadas epecialzadas em golpes ee eletret eeletrônicose lavagem d dinheiro e lavagem de dinheiro e lavagem de dinheiro e lavagem de dinheiro e lavagem de dinheiro de dinheiro. A autoridade monetária afirma que, ao permitir que bancos impeçam a entrada de recursos já na origem, diminui-se a capacidade de oscriminosos dispersarem valores em múltipas contas de laranjas, tornando mais ágil a recuperação de recursos ea investigação.
Essa nova regra faz parte de um pacote mais amplo de reforço à segurança do Sistema Financeiro Nacional (SFN), aprovado pelo BC na última sexta-feira, em resposta ao envolvimento do crime organizado em recents ataques a instituições financeiras e de pagamento.
Entre as DemaisAções, Destacam-se:
- Limite de r $15 MIL PARA TEDS E PIX de Instituições DePagamentonão AutorizadasQue Pereram by Prestadores deserviços detecnologia dainformação (PSTI). Restrictive Seráremovida Quando participant e Seus pstis compromisem o croprimento dos novos Controls desegurança. Empresas que adotarem essasexigências de mediatopor 90 diameter.
- Autorização Obbrigatória Parafuncionamento de pagamento de Pagamento, com o prazo para parasocicticação Anatecipadoantecipado dezembro de 2029 para maio de2026. Nenhuma InstituizãopoderáIniciaraticiar aticiar aticiar atifate ativade semaval semaval do bcal do bccal do bccal do bccal do bcc.
- No Pix: Apenas Integrantes dos Seggentos S1, S2, S3 OU S4, Quenão Sejam Cooperativas, Poderão Atuarcomopornesponáveisno pix por intituiz pontituiz ões depagamento depagamentonãoautorizadas. Controtos em Vigor Deverão Serajustados em Até180 diameter.
- Exigênciade Capital Mínimode r $ 15MilhõesE Maior Rigor deconvernança Parapara para para para para para deserviçosdetecnologia dainformação, queterão quatromeses para para para se adaptar. o descumprimentopoderá effect em medidas cautelares out descredenciamento.
- Possibilidade de o bc exigircurteraçãotécnicaouavaliação independent para atestar o croprimento dos novos requireos. Caso Uma Institução Tenha O Pedido deautorização Negado, Deveráengerrar, plays Operaçõesem Até30 diameter.
As Regras Entram em Vigor de forma escalonada, Mas O Bloqueio a contas de fraude passa a serobrigação Imediata.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations