Reportionação dapolícia Federal Mostra que O agora egora tiego raimundo dos santos silva, o thjóias, eraa mais do do que umbraço Político do comando vermelho. ele aparec como intemante do “núcleodeliderança” dafacção, alémdeser acusado de Intermediar a compra e Venda de armamento e de ser um de ser um dos financeiros financeiros da quadrilha. Um Uma Troca de Mensagens Interceptada Pelos agent, O ex-deputado elogia o Chefe do cv no Complexo doalemão, Luciano Martiniano da Silva, Opezão.
segundo a pf, trocava mensagens com gabriel dias de oliveira, oíndiodolixão, apontado como traficantebraçodepezão dólarespara otráfico. índioenvia o print de uma dialogue que seria entre ele epezão, onde o traficante cheese do cv pede para para para corndar th joias a uma festa no di dia seguinte.
índio response àpezão: “Ele vai ficar filiz demais (por) você explores the way. Em Seguida, Envia Imagem Dessa dialogue th que answer:
“(o)Manoé diferenciado”.
de acordo com o documento em que as thprisão Decreta daspelajustiça federation, participating in the “múltiplasoperações decâmbio” feitas com dotráficode drogas. pf apurou que, em abril do ano passado, thjóiasfoi chamado por dolixãoParapara fazer ocâmbiode r $ 5 km. Imagem ostida pelos agent aa acusado deitado numa cama coberta pelas notas. Os Diálogosinterceptados corkernecomam, segundo OS agent, dinheiro pertencia ao cheese do do cvpezão. Evaluators Do Deputado, Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o dudu, pegou r $1,02 Milhão Paratrocar trocar numa casa casa decâmbioem copacabana, zona sul do rio. o restante ficou com th, que levou para sua casa na barra da tijuca. éo que diz aInvestionação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/w/W/7BHXnuSLeLzLg3hl8r0Q/arte.jpg)
Teria devolvido o dinheiro emtrêscom os traficantes, totalizando us $1Milhão, Valorcompatívelcomcom a Conversontannnepoca. Segundo A PF, Pelação, Ele Lucrou r $50 MIL. naépoca, aindanão era deputado -ele ue uma uma cadeira na condembleia citaremativa do rio em junho e perdeu o cargo na quarta, logo apósser preso.
- entenda a “carta picciani’, que evitou que a alertj decidisse sobre aprisãodeth joias, depositado inventionado porligaçõescom o cv
Ummês depois, Teria danavenado de operaperação decâmbiopara otráfico, mas ovéviçogerougerou um conflito com afacção. pf afirma que o ex-deputado reception mais r $4 mir para por Dólares, mas ele ele elenãoteria devolvido o valor total. Parte do di dinheiro foi usada por Th e SEU assessor Luiz Eduardo para para para paraumchá Revelação Surancyadopelo ureives.
- Policias e ex-secretário Também São Alvos: operaçãoPrendedeputado thJóiasporligaçãocomocomo Comando vermelho
“Foi posevel Identifialar indificar de lavagem de dinheiro de dinheiro, para para amanutenção eaventountan comprantinousação Criminosa. Osivevan condos, rotineiramente, transacionamcentacionamcentenas de Milhares e at Mir Mirhares (Em Milhares) do crime”, Diz Trecho do Relatório.
Luiz Eduardo foram presnaúltima Quarta-feira, Maspezão Não Foilocalizado pelos pelos gent federais. Além Deles, Operação Prendeu O Delegado Federal Gustavo Stteel, Acusado de Fornecer Informações Sigilosasaos aos aos traficantes. OS agent Tiveram Acesso A Uma troca de Mensagens de fevereiro do ano passado em para reenvia para para para para para para para para Indio as seguints Mensagens: “Me leva para asapucaí” Questionado sobre a quem se referia, responding to “irmão” Seria um Delegado Federal. Par a pf, o Ingresso Seria para para para gustavo stteel.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/d/Z/ysOeFgSuSjKBeo13aENw/thhhh6.jpg)
de acordo com aInsprismação, stteel se utilizava do cargo para ajudar os criminosos, aproveritando aAcesso aos aos aos sistemas sistemas internos internos da Corporação. Ele teria acessado indevidimente a Base d dados da pf para obterinformaçõessobre Envolvendo envolvendo dudueíndio. Public foi corverconada por meio de auditoria interna.
MAS, PARA OS INVICONDORES, Stteel Não era Oúnico Informante que th Jóias Tinhapara a obterinformaçãessigilosas daspolícias. Oexubsecretário de Defesa consumers Alessandro Pitombeira Carracena, Apontado Como Integrante donúcleopolítico dafacção, tambémta Memteria vazadoinformaçõese atuado e atuado e atuado em em fave dos trafficates.
OS Invessighadores Afirmam Que, EM 31 De Janeiro Do Ano Passado, Carracena Avisou Ao grupo de Uma de umaoperação Policação Poricialque acteceria aconteceria aconteceria naquele dia. em uma conversa interceptada pela pf entre endio eth, o primeiro tranquiliza o carparsa informando questá “tudo na paz aqui”. O Our Envenão answered: “Carracena Me LigouCedo. BateuTudo Que Ele Falou”.
AResportionação Aponta TambémQue, Emuma Dasoperações Vazadaspor Carracena, Pezão-um dos traficantes mais procurados do rio-eíndio Conseguiramfugir fugir daação policy.
“Carracena simboliza a célula jurídica da agremiação criminosa e, em determinadas ocasiões, desempenha a função de relações-públicas, devido à sua infiltração no poder público. Sua função no Comando Vermelho é aatuar como braço político Ao Lado de thJóias.
Article dorpolíticodo Grupo, Carracena Ainda Teria Buscado Interferir, Pedido do comando vermelho, para entirar a Unidade o dobatalhão dechoque (bpchq) instalada dentrod dentrod dentrod dentrod dentro dagardoratro dagard gard) Companhia Destacada durou um ano eumês. Em Junho de 2024, a Unidade passou para o comando do18ºBPM (jacarepaguá). Em Nota, Polícia Militar Informa que aTransferênciada Companhia dobatalhão dechoque para o18ºBPM “Baseou-se, decrusivamente, Em Quest Ionde de ordem de ordemtécnicaee crisis”.
TAMBémencontrou Durante AInvestionaçãoum vídeoem que thJóiasostra Mostra Diverss divers sacos de Maconha. Em Seguida, Ele diz QueSão 200Quilos. Mas do utro uno ladoestavaíndioquenão Gostoudo produto: “Issonãoébomde vendor”.
Quadrilha ainda tinha como apoio um grupo de policiais military que que atuavam comosegurançasdotráfico. o PM Rodrigo da Costaolive iraé apotontado como o “Chefe da Segurança”, Miss Responseável Por eScolta, Transporte ESegurança Pessoal.
Procuradas, such as Dos dos Investisivadosnão Deram retornoounãoforam localizadas. Na Quinta-feira, ojustiçao rio hanteve aprisão dethjóiase os Outros 14 presos naoperação.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations