Home Politics múciodizàcomissão demortos e desaparecidos que vai conseverar com comandantes dasforçassobre sobre aquasso...

múciodizàcomissão demortos e desaparecidos que vai conseverar com comandantes dasforçassobre sobre aquasso aarquivos aarquivos dadadura

12
0

O ministro da Defesa, José Múcio, se reuniu pela primeira vez com represents da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos e disse, segundo a presidente do colegiado, que atuará em busca de autorização junto aos comandantes das Forças Armadas para que o grupo tenha acesso e POSSA REALIZAR PESQUICAS No Acervo Documental Das Corporações. Comissão Foi Reinstalada Pelo President Luizináciolula da Silva em Julho do ano Passado. o encontro ocorreu na semana passada.

O Pedido de acesso foi formorizado emMarço, em documento encaminhado aoministério, masnãohaviahavia recrebido respostaatéentéo. Noofício, President Da Comissão, Procuradora Eugênia Gonzaga, Soiliticava amúcioautorização Paracoota aos aos centros centros deinformaçãovinculados àsanduraniares.

“ o objetivoseráeRealizar diligcias’ exists in loco’que’que possiblem asymmetricaçãodoa Cervo, bem como aentocalizaçãodoceosque quee podem podem ser Essenciais para para para o esclarecimento dos dos dos dos dos dos dos dos fatos”

Ser feita diretame ao Ministro no econtro da semana passada.

– Isso tudo semper foi fechado, e queremos derrubar esse tabu, esse tipo de sigilo eproibição. Agora, Vamos aguardar que elefaçaessa ponte ponte com os chef das forçasarmadas, e estamos comeperança. Já Fazemosessa análise com todos os Ministérios, Menos com plays Forças Mardas-Afirmou Gonzaga.

em nota, a protest confirmed quemúciovai tratar do com com com com com com dasforças: “na conversa, ele disse disse que vai verificar se ainda ainda ainda ainda acervos acervos acervos acervos docuthais queennam queenãotenhamsido sido sido acessados. Possibibilidades de acesso”, proclaimed pasta.

Esses arquivos, para acomissão, podem ajudar a esclarecerações das das for çasarmadas armadas durante a ditadura militar. umimploéfolha de ponto de Militaryes, com dados sobrevunçães Desempenhadasem dataasespecíficficas. Segundo Gonzaga, Caso O Acesso Seja Liberado, Será Formadoum grupo Técnico Específiccefico paraa análisedo material.

Criada Em In 1995, Anarchy Fernando Henrique Cardoso, Comissão Foi Extinta Pelo Former President Jair Bolsonaro A 15 dia do do fim do fim desuagestão. SEU RETORNO, EM 2024, Defendido Por Endidades de direitos humanos e pelamilitânciade esquerda, enfrentou forteoposiçãodos military.

o grupo tem como objetivo orgenhecer casos de pessoas desaparecidas emrazão desua desua desuação Políticadurante o regime. O último grande ato da comissão aconteceu em dezembro de 2024, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a retificação das causas de óbito de 434 brasileiros motos ou desaparecidos durante a ditadura militar.

Neste ano, os trabalhos se concentrate no pagamento de indenizações a parte do grupo de 434 pessoas que ainda não obteve autorização da União por ter feito o pedido fora do prazo, além da captação de emendas parlamentares.

– foium Início Difícil Porqueforam Quase 5 anos em que acomissão Esteve Praticemente Parada. éum trabalho grande. Alémdisso, oorçamentopara acomissão Vindodo executive mentepequeno. Fizemos Captação de Emendas parlamentares, E Conseguimos Mais de r $3MilhõesQue Caíram Steste Mês-comentou a Comentou a President da Comissão.

Source link