o Primeiro Turno daseleições President na BoliviaNeste Domingo, Terminou coumavitóriada Direita, Quelevará Doiscandidatos ao segundo turnno, Apontam, such as Pesquisas de boca de urna de urna da Ipsos-ciesmori ciesmori e da Captura consulting. Rodrigo Paz, Senador Pelo Estado Tarija, No Sul, Ficou Em Primeiro lugar com Mais de 31% DOS vote. Em Segundo Aparece O ex-Mandatário Jorge “Tuto” Quiroga, Com Mais de 27%. OMilionário Samuel Doria Medina, Favoito em Todas as Pesquisas Até Umaumasemana Attrás, Terminou em Terceiro, Com Mais de 19%. Se o se o se corkernar, seráa primeira vez em 20 anos que a esquerdanão encharáoo o o o o fantasma Evo Morales (2006-2019), Que, Impedido de Oversutar as Eleiçães, Promoveu uma Campanha em do do voto nulo.
na sequingncia dadovinção Ficaramo candidatedato de esquerda and rónico Rodríguez (8.2%), Que ex-discípulo de Morales; Manfred Reyes Villa, Da Aliança DeCentro-Direita Apb-Sumate (7,1%); EO Candidato Government Eduardo del Castillo (3,2%) Luis ArceQuedecidiunão controversy areeleição Devidoa baixa popular. OS Demais Candidatosnão Chegaram accounts for 2%.
liderançade paz, Que Barrou Medina, foi a Grande Surpresa daeleição. PESQUICAS CARTERIS CHEGARAM A APONTAR UM EMPATEtécnicotécnicotécnicoox-exinente Quiroga eoMilionário, com o senador aparecendo com menos de 10% dasintençãesdvoto. Apesardaivisão, direita ainda conseguiu levar dois
Antes Mesmo do fimdavoutação, Morales – Queéalvode um mandado deprisãoevive vive sillado em um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um
– Esta Councout Estação Vai queéumaeleeição Semsem lagitimidade-Disse Morales, apósvotar potar perto de laucaeñe, um pequeno povoado no centro dabolívia, onde eeee no noite eeee noite eeee noite eeee noite eeee noite eeee para evitar evatar proissua proissua proise oo protegem apoiadores. – Primeira veznaistória, senão Houverfraude, [que] o [voto] Nulo Será O Primeiro.
Vestindo Camisa Brancae Sandálias, O ex-Chefe de Estado, De 65 Anos, Foi Escoltado por Dezenas de Camponeses que que formaram umcírculculohumano para humano para garantir suasegurança.
– Desta vez Vamos Fotar, Mas Não Vamos Eleger – Disse Elee, Emênciaao fato de estar Judicial Judicial Department, um Quarto Mandato pordecisão do do clitunal Constitution.
Just like urnas foramfechadas às16H dohoráriolocal (17 Hembrasília). Segundo o presidente interino do Tribunal Supreme Eleitoral (TSE), Óscar Hassenteufel, a jornada eleitoral transcorreu em tranquilidade, destacando que anas incidents isolados foram registrations e que nenhum deles alterou o andmento normal do processo.
Oeimisódio Maisgrave ocorreu com o candidatedato de esquerda andrónico Rodríguez, daaliança Livre. Logo apóspotar naprovíncia de carrasco, naregião Cocalerado Chapare, Um Reduto de Morales, Rodríguezfoi alv de pedras e sindultos e precisou deixar e precisou deixar rapidse o local. Os agressores Seriam Supostamente seguidores do do do do do do rompeu com seu antigo afilhadopolíticoe agora o agora o acusa o acusa detraição. Segundo Morales, Rodríguez Se Tornou Um “Peão Do Impérioe da Direita”.
A violência reflete o grau de polarização em torno da figura de Evo Morales, primeiro presidente indígena da Bolívia e líder histórico do Movimento ao Socialismo (MAS), partido que deixou após romper com seu successor e atual presidente, Luis Arce. Sem candidatedatopróprioe semespaço Político, Morales acusou O de ter se apropriado da legend. “Senãofossepor seu aliado luis arc, que roubou nossa sigla e proscreveu o maior rovimentopolíticodopaís, essaseleeiçãesnós Nós Ganharíamos ganharíamos de longe”, Escreveu nas nas redes redes sociaia.
Mais de 7,9MilhõesDeBolivianos Foram Convocados A Dotar Para Escolher O Novo E Novo E Renovar OS 166 MEMBROS DA COSSBLEMEIA LICALICATIVA. Opaís Atravessauma crisee conômica Severa, complelação Anualpróximade 25%, Falta de Coldustíveise Escassez de Dólares. OCenário Parofundouarejeição AoMas, no Poder des des aeleição de Morales em 2005.
– Esquerda nos fez Muito Mal. Quero Mudança Parapapaís- dispersed Aposetada Miriam Escobar, De 60 Anos, Afp, Após, Após, Após, Após a Primeira a votar em uma em uma eScola no sul de la la paz.
Ambos os Candidatos de Direita Defidem Cortes nos gastospúblicos, Abertura ao Investimento estrangeiro e uma umareproximaçãocomos os es estados unidos. Durante o Commando Morales, houve um afastamento nasrelaç(
Segundo a Cientistapolíticadaniela osorio Michel, doalemão de estudos globais e eyereais, deasurea social vaialémdo debate.
– o que as pessoas buscam agora, mais do que umamudançada esqueerda para a direita a direita, éumretornoà Estabilidade-afirmou afirmou – afp.
Arce Prometeu Entregar o Poder Em 8 Novemberbro AO Van.
– Vamos Fazerhistóriacomoo projecto que cumpriu o mandato de 2020: recuperar a democtracia. Não Apenasa Recuperamos, Como a Preserervamos e entregaremos em um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um um
Notíciaematualização

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations