O volume de Vendas do comércio varejista registerrou queda de 0,3% em julho frente a junho, a quarta queda seguida, segundo os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, pelo IBGE. As Maiores Quedas foram registradas nos segmentosos e material parae Scritório, Informática Ecomunicação (-3,1%), Tecidos, tecidos, vestuário ecalçados (-2,9%), uterros artos artgos de uso de uso pesso pesso pesso pesso pesso pesso pesso pesso pesso edomé doforos from froprut (-0,6%) Alimentícios, Bebidas E Fumo (-0,3%). Naavaliação de Georgia Veloso, Economics Do fgv Ibre, Responseável Pelasondagem docomércio, o Impactado most o Impacto do of Impactodo de um lado juros na venda de produtos mais de produtos mais de produtos mais de produtos mais de produtos mais de pontes mais de produtos mais de produtos forda forda forda forda forda forda forda forda. DESACELERA Ação Da Economia.
-Maior Queda na pmc foi justemente no setor deescritório, informatica, queémuito depends on docrédito. e selic alta e com exceptiva de Continuar em umum um um nívelDeveldo, aperta o bolso dos dimp.i overidores, o que hinders Novos Endividentsos. Isso Tudo Traz Pontos Negativos para esses Seggentos. Por Outro Lado, Vale Destacar que em sete Meses, O setor de hiper e Supermercados, Que Durante tempo Sustentou os usectados docomércio, sótem tem dois results positiveos. Em Quatro Meses, Quedaé de 1,2%. tréguadaforpodepode ringing ringing agent situaçãodosegmento de hiper, supermercados, mas os os demais segmentos aindavãovão Enfrendaro gargalo o gargalo docrédito -destaca georgia.
O avanço de 1,3% registrado no varejo ampliado, que inclui Veículos, motos, parts e peças, Material de construção e Atacado de produtos alimentícios, bebidas efumo, é minimizado pela economista do FGV Ibre, diante da queda expressiva de 3,1% aprada em Junho.
Em Seurelatório, Luís Leal, economist DA G5 G5 partner, Vai Na Mesma Direção. e acrescentaqueé posevelobservar a perda de vigor do sotor nacontração de 0,2% no acumulado do ano. Ele pondera que “Apesar de Ainda observarmos uma Alta de 1,1% no acumulado em 12 Meses, Devemos Lembrar Que, Ao Final De 2024, Essa Mesma Métrica Métrica Indicava Indicava Uma Alta de 3,7%”. o Economista acrescenta “que os primeros indeedores de agostonão Popicummuito uspiciosos, a “cara” para ocomérciodocomércioamércioamplido ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ano ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao ao a
Acrescenta AEsse Cenário, Georgia, Os Impactos Dotarifaço Americanosobre A Brasileira. Ela tem receiveio de que aInternupção Das Exportaçõespara os es es es eStados unidos tenha efeito no mercado de trabalho.
-Ainda Há Muitoincerteza, teremos que observar os efeitos nospróximos Meses, se vai chegaratéomercado de trabalho. JáHáempresários Mexendo em escala para evitar evitardemissões. se tiver reflexo no mercado de trabalho, pode mexer na renda, o que promoteria uma umadesaceleração Aindaainda mais aprofundada da Economicia.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations