O leilão do túnel Santos-Guarujá, obra bilionária que será feita com recursos dos governor federal e do estado de São Paulo, foi marcado por discursos que exaltaram a parceria entre os dois entes ao mesmo tempo em que foram cheios de alfinetadas entre o governador Tarcísio de Freitas (Republic), O Vice President Geraldo Alckmin (PSB) EO Ministro Da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
OS Integrantes Adversários Políticos do eimo federal EO government Fizeram Discursos Syparadamente, ESóbateram O Martelo de Forma cona conjunta por causa de uministo do Ministro do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Dentro do Compando lula, Mas do Mesmo partido dearcísio, Costa Filho filhofezão deressaltar que se tratava de uma obra obra conjunta e chamou alckmin etarcísiopara para para para baterem omartelo omartelo omartelo juntos.
Ainda no Palco, OS Dois Se Cumprimentaram Brevemente com um apertodeMãos. Enquanto ocorria oleilão, Vice President of EO of O Province Sentaram-se lado a lado na primeira fila da plateia, mas pouco crevensaram e Mantiveram-e Mantiveram-se Maior Parte Do Tempo Olhando Para para frente. HADDAD ESTAVA MAIS DISTANTE, SAWADO DO represents Paulista Por Costa Filho. o Ministro de Empredendorismo, Márcio França (PSB), Também Estava present. HADDAD SAIU MAIS CEDO DOLEILão.
Em sua fala, Haddad critic a “polarização autoritária” e disse que essa obra é “a volta do espírito republicano para o país”, sempre destacando o papel do presidente Lula (PT) para que o projeto do túnel, prometido há mais de cem anos, saísse do papel. Já Tarcísiodisse que Iria “Fazer a Diferença” Junto, Se Dirigindo Diretamente A alckmin ea Haddad, Enquanto Alckmin fezume Táforumemetáforacomconstra constra constravesia para travessia para para para para para para para para para para para para para para para para para a obra a obra a obra comcousospelçapelisos pelisos pelisos pelisos pelisos pelisos pelisos pelous pelous pelous pelous pelous pelous pelous pelous pelous pelous peliss peliss peliss peliss pelos.
HADDAD FEZ UM DISCURSO FALANDO DA PARCERIA COM O COMPACTAULUSE ENEGOU QUE HAJA “disporta de Protagonismo” na obra. Ele afirmou que a democracia tem polarização “de ideas, argumentos e visões de mundo”, mas que “ninguém queer a polarização que pensa em eliminar o adversário”, e que esse projeto é um “exemplo da volta do espírito republicanos no país”. Por Outro Lado, Falou Que Lula Recuperou Os Investimentos Em Infraesttrutura, Algo Que, Segundo Elee, Não Vinha Sendo Feito Antes. The Ministro de Infraesttrutura na Gestão Jair Bolsonaro (PL) of the Tarcísio era.
– Recuperamos, such as Dotações Orçamentárias voltadas para Infraesttrutura dopaís, Estávamos Há Muitosanos anos sem Investimento em Infraesttrutura. E Aqui Eu Vejo UM Antigo Sonho Sendo Realizado. o President Lula Tem Tentado Realizar sonhos que pareciamirrealizáveis. o President Lula Termeste Ister Hobito de Ichcar (BOM Hábito Denão) d iDeia da idea, se aideiaéboa, nãoimporta como vamos realizar, se vai s vai ser com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com com deams as os of mounconde of deamos para para para para para para para para para para para chegar ao dia de hoje-falou.
Já Tarcísiodisse que Era um di declearação, e que “o Interesse do do do do do do do do do do i lugar” e, Assim como hadad, falou que os dois ente en en en eTESESESESESESESESESESTAVAM “DANDO UMEXEMPLO.
– A gentleman estáestuando isso aqui, como foi dito, deixandoquestéespolíticas de lado, porque issonãointeressa. o Interesse docida dão aquivem em primeiro lugar. eaí, Acho que a gentestádando um umplo. Acho que a gente tem que delearry mesmo, no dia di di de hoje, aquilo queestáAcontecendo. porquenão éésósobre otúnel, ésobrepessoas, ésobrecriar um novo eixo eixo eixo de desenvolvimento na baixada santista, uma nova istista, uma novahistória, uma nova perspectiveva. Gente Está Falando de Esperança -Disse.
Em Seguida, Ele dirigiu sua fala para alckmin e os Ministros de lula e para seus aliados, OS Convocando para tocar tocar tocar utros projetos projetos juntos.
– Ninguém VaiFicarna Mão. nósvamos atender que que precisam se deslocar em menus tempo, eminar aquele trajeto de mais de mais de 40quilômetros, aquele tempo de flightm enorme, fazer adiferença. enósvamos fazer adiferença. Vamos Fazer Isso Juntos. Vamos Fazer Isso Juntos, President Alckmin, Ministro Silvio, Fernando Haddad, Márcio França, Felício Ramuth (Felício Ramuth) (Associo), Andrédo Prado. Vamos Fazer Isso Juntos. NósVamosFazer Uma Das Obras Mais Inovadoras do Brasil Hoje – Falou.
Otúnelsantos-guarujádeve ser Vitrine tanto de lula ponto detarcísioem 2026 – que pode controversy tanto areeleição em São Paulocomo tentar aPresidênciada da darepública. A obra rendeu um dos momentos de maior proximidade dos dois adversários políticos quando, em fevereiro de 2024, presidente e governador estiveram lado a lado em um palanque no Porto de Santos para anunciar que o projeto, prometido há cem anos, sairia do papel.
naocasião, Os dois seabraçaram, lula pregou “respeitoàsdiferenças”, censurou vaias da plateia ao ao e disse que ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele ele e
Aparente cumplicidade daquele dianãodurou Muito. DeláparaCá, Os dois passaram a Cripperarmente em Diversasosocasiκevitamaparecer lado a lado. Nosúltimos Meses, O Government Federal TEM VEICULADO Promotes Natelevisãoenas redes sociais exaltando otúnelsantos-guarujá, sem jamais mencionar o converno o converno paulista. jáagestãostadualtem o protagonismo no projecto e na Modelagem dalicitação, o que nem semper semper foi foipacíficficoficeficoentre os dois entes ee eeháalgunsmeses ersesgeroucrítictasecobranças.
Com o fortalecimento de seu nome para disputar o Palácio do Planalto em 2026 como represents do bolsonarismo nos últimos meses, Tarcísio tem feito oposição direta a Lula, seja criticalando seu governoro e suas ação ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil e organizado reuniões com governadores de oposição, seja na atuação cada vez mais contente pela anistia aos condenados pelo 8 de janeiro e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Já o petista chegou a chamar o governador paulista de “lobo em pele de cordeiro” em meio ao tarifaço, ironizando o dia em que Tarcísio usou o boné “Make America Great Again”, slogan de Donald Trump, e aumentou o tom contra o governador durante evento na Favela do Moinho, em São Paulo.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations