There is no Ano da 30ª conference dasnaçées Unidas sobre sobre as Mudanças Climáticas (Cop30), Primeira a ser a ser a ser a ser realizada naamazônia, entre os dia e dia e dia e dia e 21 e novembro, embelém, embelém, nopará, nopará, a discussion of conbirecia de Sencia concolliariaviale desenvientous ouncienciencouncon. Maior Floresta Tropical Do Planeta Vem Tomando Uma Escalainédita. Diane do ritmo de depredação ambiental, que já afeta ciclos biofísicos na região e até o regime de chuvas no centro-sul do Brasil, o entendimento de que é preciso transformmar o modelo econômico no Norte do país ganha espaço em diversos setores.
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vem estruturando, desde o início deste ano, o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PND Bio), que vai agregar uma série de políticas públicas com o objetivo de transformmar a biodiversidad de brasileira em motor de Desenvolvimento Econômico Apoiado na florestade Pé. Medida, Que Será presentada Publicamente durante a Cop30, tem a meta de estruturar e dar escala ao trabalho de cocomunidades frolativistas, ribeirinhos e povose e povosi iniindígenasquejátiramquejátiramo sustento da natyza.
Uma Das Frentes, por exemplo, éo fortalecimento do Financialiamomento. O Mmaestá Formando agent decrédito da bioecomania, pessoas das comonidades quesaberãocomo format format um projeto decrédito parasubmetê-lo a Instituijes parceiras parceiras parceiras, como o banco oo banco oo banco oo banco daamazôniaeo banco banco banco do brasil do brasil. Pasta unpopular Ainda Em Trabalhar, Num Primeiro Momento, Junto A 300 Empreendimentos de Biocormenia debioencomia distritutuí dos Entre Entre 16 Territórios Amazônicos, Dando Assist) sisting ciasisting cia Técnica Técnicapara para para cada um.
O objetivo aqui é virar a chave da economia na região, priorizando negócios como a explorerção de castanhas, açaí, cumarina, borracha, guaraná e uma miríade de outros frutos da Amazônia que têm alta demanda no mercado e cuja produção não se baseia na devastação do Meio Ambiente. Da Mesma Forma, such as Boaspráticasna atidadeagrícola, Como sistemas agroforestais, recterão Incentivospor Meio do Plano.
— Desde a construção do Programa de Prevenção e Controlle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD), o ministério busca ações que reduzam a desruição da natureza, com fiscalização, mas também façam parte de um plano de produção sustentável. uma parte equieste do do plano naactional de biocormiaé restaurant do do arcco do desmatamento, quesão big’
Pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o engenheiro agrônomo Beto Veríssimo não vê contradição entre desenvolvimento econômico e conservação da floresta e ressalta que estudos mostram que esse caminho é possível. O Cientista avalia que ocenário, visto por uma parceladaopulaçãocomouma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma um da ddestruição around.
– o Debate Tem Pontos Fundamentais. um deleséoque fazer com floresta ainda Acseilada, uma vez que avegetaçãoempétem cada vez vez mais vez mais vez mais vez mais vez mais valor por prestar serviços Sistê micoseest égica como como como como como como como como como como como asserva de Biodiver Sidade. Depend on Dela umidade brasileira que irriga oagronegócioe gera en ofergiaelétrica -alteraverísimo.
o Cientistatambémcitaobônus demográfico Na Amazônia, commaior conconconconconcondração demoradores na idade crancaplacemente ativa emcomparaçãocomcom o restante dopaís. Veríssimo Ressalta, Entretano, que a falta de portunidades leva essebônusa se tornar um tornar um umnus ao aoemigração dessapopulação OUaaproximaçoundecomaproximaçéodede de jovens com o Crime Commo com o Crime Commandosado.
– Éprecisolembar que a floresta tem valoreconômicoeestrate égico. Áreas desmatadas podem ser Restaurandas, Eo Brasil Pode SE beneficiary Com Investimento, Principal No Mercado de Carbono. Vale Ressaltar Que 76% daopulação daamemôniavive emterritórios Urbanos, O que depo dedin âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicaded in âmicade
A mentalidade de que o desenvolvimento da região estacia associado à depredação ambiental ganhou força na ditadura military, ressalta o pesquisador Carlos Nobre, professor da Universidade de São Paulo (USP) e copyright do Painel Científico para a Amazônia. Sob o Discurso deproteção dada floresta contra Interesses estrangeiros, Odeentão Doouterras o os of vendeu por valores “modestos” e passou a abrir estradas, escanteando povos operas oquarios original oquip oquient oild que vivem que vivem na regiiregiounegião.
– Se Continuarmos Desmatando, Até2050o Planeta de um Ponto denão Retornoe, Em 30 Anos, Terá Degradado Entre 50% E 70% E 70% Da Floresta. Vamos Perder A Maior Bioververidade do Mundo -diz o Cientista.
Natural de Belém, o escritor e ativista indígena Daniel Munduruku afirma que, de modo geral, os povos originários querem a garantia do seu modo de vida e estão dispostos a reserver uma parcela das terras que habitam tradicionalmente atividades econômicas baseadas na floresta viva.
– Aliary Progresso ePresservação Ambientaléumateia que precisaser conduída, fazendo com queempresáriosee permo pensar pensar pensar pensar comoindígenas. SóAssim conseguiremossoluçõesConjuntas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/f/V/bpMl0nRQ6JBRalUPZMkA/gp0su5htl-pressmedia-2500px-.jpg)
Mundurukunão Estáotimista quantization quantum a isso evêamanutenção daentênciade que o pensamento dade Struição destruição Invereresobre sobre o pensamento da da floresta.
– Os Produtores rubais e Parlamentaresestão Na Lógicaocidental enão and Tem pensar de Maneira differente. Não Porquenãoquerem. estãoViciadosno do lucro enão Dão Nenhumaincortância uno ser que que pense differente differente differente differente differente differente.
Para Especialistas, Virada Deve Partir de Esforçosentre Ambientalistas EoAgronegócio. President da Comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura ePecuáriado Brasil (CNA), Muni Lourenço Destacaquehá Naaa Ame Ameôniaum “mundo com corcer” com cerca com cerca com cerca de ummilhão deprodutores (90% Em Pequenas Propried). Segundo Elee, San Pesos basically Para (Para) agedração derenda dasfamíliaseo abastecimento alimentar daregião.
– nãohácontradição Entreproduceução deailimentos ePreservação Anciental, Maséivestigea Transcerênciae Incormação detecnologias, aumentando a produtividade sem sem Pressionar a Pressionar a Pressionar a Floresta a Floresta. HáEsforçosque Precisam ser Intentivados para amassificação deboaspráticas Agrícolaspara cada cada vez mais cals cysentergar sustertentabilidade – dizLourenço

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations