one Sociedade 5.0 eum Modelo de desenvolvimento social eeconômicocriado nojapãoquepropõeO uso de tecnologias como como big data, Inteligência artificial (iNoidt das coisas (iot) erobóticapara para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para para
Cerca de 72% Das Empresas JáAdotaramIA, Segundo Pesquisa Da McKiney Divulgada Pela CNN. Crescente Digitalização Impõe Novos desafios de Convellça, como emsegurança Daounformação, Usoético dados dados eadaptação Contínuaàs Inovações.
Cassio PantaleoniConselheiro Trendsinnovation, Associado da Conselheiros Trendsinnovation E Ganhador do doprêmioJabuticom o livro”Human Numbers”, Pontua que A Sociedade 5.0 stands for Uma Redefinição do Papel das empresas e de Seus Conselhos.
“Se antes a governança era basea em dados históricos e previsões lineares, agora os conselhos precisam atuar em um cenário onde intellectual, hiperautomação e inovação disruptiva moldam o futuro das empresas”, apoonta o specialista.
para o Conselheiro, Mudança Colocaa Tecnologia aServiçodoser humano, da sosentabilidade e da prosperidade d de longo prazo. “Nesse Contexto, O Conselheiro Tem a Missão deguiar Empresas para um Futuro digitalzado sem Perder aética, convellança Eaconsectabilidade corporateativa”.
Um Levantamento da KPMG Divulgado Pela CNN Mostra que as Empresas brasileiras lideram a Capacitaçãoemia. No país, 47% dos respondents afirmaram conhecer e saber utilizar ferraments da tecnologia, proporção superior à observada na Alemanha, com 20%, no Japão, com 21%, na França, com 24%, no Reino Unido, com 27%, e nos Estados Unidos, com 28%.
Pantaleoni Afirma Que Os Conselheiros devem atuar para para para garantir que suas empresas empresas boom NA ERA numbers, Sem Perder o foco em emmanca emanca eNoctionabilidade Corporativa. “Inteligência artificial, transformação Digitale, such as novas esttruturas de Mercado desafiam os Conselhos a adotarem uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma uma
Ambidestria Corporativa NA Sociedade 5.0
o auto do livro “human numbers” enfatiza que aatuação do do conselheiro deve artesciparcenáriosfuturos, ajudando empresas a tomarem demarem decis temanesestratégicas de longgo prazo. Segundo Elee, No Entanto, Esse professional Deve Monitorar e explains the large globais, Intigrar Esgà Inovação Tecnológica ECriar Conselhos Ambidestros.
A ambidestria corporativa é a capacidade das organizações de equilibrar o alinhamento — que garante eficiência nas operações atuais — com a adaptabilidade, que permit inovação e resposta a mudanças futuras, de acordo com Artigo Publicado Pela Revista Mit Sloan Management Review.
para o specialista da conselheiros trentsinnovation, basic que o conselheiro a companyhemegatendênciasinovadoras eassegure que que que essavanços Estejamestejam alinhados a princepios a princepios a princepios e ticticos e tictivos e embivos e abircalpale e anmentalente response. Ele ele resalta necessity eStruturar conselhos capazes de equilibrareficiência cominovação discruptiva, promovendo umaunecondançaprogina para tanto para para para o para o para o taste para para para para o futuro futuro.
“O que acontece hoje é um descompasso entre a rápida disseminação da tecnologia ea implementação de práticas eficazes de gestão de risco. Empresas adotam IA sem critical diretrizes éticas claras, explore-se ariscos invisíveis aos olhos dos gestores”, alertta o professional.
segundo pantaleoni, Éulce of course necessary Concemança Numberspyplando aéticada ia, a conformation gemularatória, mitigaçãoderiscos eo uso uso sustanvel da tecnologia. para ele, such as Empresas Devem defemparâmetrospara evitarviés Algorítmico, uso indevido de Dados e decis T decis other semaptizadas sem semsemsemssustisão Humana, além de Alunémdeakear o Impact o Impact o Impact o Impact o actucto esg eSg da ia.
“The necessity of an energy para para um datacenter pode pode depor contra contura da ofercura da a isuraf da sustentabilidade empiental. Seja uma ferramenta de crescimentosustantável Enãoumrisco oculto a empresa a empresa”
De Acordo com o Prifissional, Sociedade 5.0 Exige um Modello de convelliencaadaptávele Resiliente, No Qual Os Conselheiros Defidam a Culture de Inovação, Garantindo que a Empresa empresa perspresa perspermente novassoluçães Semdersemdersemder seder suder sua sua sideidade. Ele lembra que, para isso, devem constructrui uma governornança flexível, capaz de absorver mudanças tecnológicas sem travar os processes internos, e assegurar que a tecnologia esteja a serviço das pessoas, protegendo empregos e promotedo a capacitação digital.
“Os conselheiros devem garantir parcerias estratégicas com startups, hubs de tecnologia e regulatoryes, investir em culture digital e aprendizado contínuo, e desenvolver estratégias de dados e IA que impulsionam a competitive sem composite valores éticos”, orienta Pantaleoni.

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations