Deputy Commander of the Federal E Baiano Promovem A Construção deuma ponterodoviária Entre a Cidade de salvador ea ilha de itaparica. Entendem Que Seráumestímulo Paraastanspantão Dacidade. E Erram.
Erram Porque estimates o Rodoviarismo, Albianal E Urbanistame Ultrapassado, Além De Invisoniente; Erram Porque Inventivam A extends Cidade. sendopopulus çãoestável, extended Acarretará Perdade Moradores nos bairros consolidados e decorrente decorrente perda de vitaminadade.
Esse casobaianoé dnico?
As Cidades brasileiras, sobretudo as Grandes, estãosubmetidas a projetos desconexos, autônomos, àmercêdos -dos – nimos dos -dos dos converters daocasião. o blandjamento foi abolido em quase todas ela pela de que atrapalha osnegócios. nostrês Níveis de overno, hámanpos, ésposque a banda toca.
No caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com 12 milhões de habitants, cidade global, símbolo do país no mundo, a desconexão ea improvisação nos sistemas de mobilidade é tragédia cotidiana para quem precisa de transporte público e para quem não precisa. Oórgão de blanejamento Metropolitan, Autarquia criada para definirpolíticas Integradas, como a mobilidade, reuniu o pleno o pleno o pleno de seu conselho for conselho firaTivoumaúnicavez vez, háseisanos anos anos anos anos anos ans a provar a venda a venda da cedae.
desconexas, as propostas tendem o oportunistas, coco ocorre com ometrô. Concebido em seis linhas, nominated by ometrôriovirou umasólinhacomtrês. falta dinheiro? Não, linha 4 Custou r $10Bilhõesem 2014. Dividindoesse valor pelonúmerode viagens emoutial emoutial, Eorivale arr $100 mil por viagem/dia.
o Government insists: Anunciou o prongamento da dita linha 4 do jardimoceânico Atéo recreio, Justamente onde foi foi foiconstruídoo brt. Mantido opreço Por Quilômetrode 2014, Poderá significant r $130 mil por flightm/dia. porquenãostrantar a linha 3, paraniteróiesão Gonçalo? eo brt? Segundo Fontes oficiais, O Sistema tem Custado r $10,5Bilhões, O Que stands for $23 million in Por Viagem/dia.
O Sistema de Trens da Supperia, Maior Rede Brasileira, Com Mais de 220 Quilômetros, Atende Hoje Apenas 300 mil Viagens/dia, Tendo Alcançado, Nos Anos 1970, Marca de 1,2 Milhão Viagens/Dia. se transformado emmetrô de superfície, tem potato para quintuplicar as viagens aatuais, custopróximoa r $2 mil por viagem/dia, visto que o leito o leito o leito o leito o leito o leito o leito já exists, nãoprecisadetúneis. (Compare com com os custos dos unros sisstemas.)
o trem-metrôÉ essence para recuperar ossubúrbios do rio ea baixada fluminense, seucomércio, suas Indústrias, seusserviços, suas Moradias, suasegurança.
Apropósito, acaba de ser anunciado estudo do bndes com oministériodas cidades para linha de vlt na zona sul. ovltéumbom modal, atéerienteimestreado em urbanismo para linha em botafogo e bairros vizinhos. No Entanto, Ao Custo de r $1,7Bilhão, Daria, de Sobra, Para Transformar o trem em em em em em em em em em em em em em em em metrônono trecho Central-deodoro, Com Superior Custo-Benefícioecificação da Zona da Zona Norte Norte-que Precisa.
o Sofrimentodiário Dapopulaçãoné derente de orrente de o rio ser uma cidade grande. desconexão Entreasaçéesdos overnos eo Investimento no tocriviso e no Rodoviarismosão Desconsideraçãocomo sofrimento dapopuleima dapopuleia dapopulação, a economics, saúde, o bem-estar colletivo coletivo coletivo ea eainteração Croseação Cople. éAtentado Ao Planeta.
OS government Fazem o que lhes parente. Faltam, Porém, réguaeo Cossapo que o blanejamento com gomentação dada sociedade ofercer.
SérgioMagalhãeséarquiteto e Urbanista

Senior News Analyst & National Affairs Writer
Prabhat Sharma is a veteran journalist with over 12 years of experience covering national news, current affairs, and breaking stories across India. Known for his analytical approach and in-depth reporting, Prabhat brings clarity to complex topics and delivers content that informs, educates, and empowers readers.
He is passionate about political transparency, policy analysis, and the evolving landscape of Indian journalism.
When he’s not writing, you’ll find him reading non-fiction, watching documentaries, or exploring offbeat destinations